26 Oct 2023
Assim como 'Renascer', confira as novelas gravadas em Ilhéus, no Sul da Bahia

Aliás, a cultura do cacau é o pano de fundo de "Renascer", tanto na versão original de 1993, escrita por Benedito Ruy Barbosa, quanto no remake de Bruno Luperi e que estreia em janeiro de 2024. Parte da equipe está em Ilhéus gravando a trama em fazendas cacaueiras, que também já foram retratadas nas obras literárias de Jorge Amado, um ilheuense de coração.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se


A importância de Ilhéus para "Renascer", aliás, é enorme. Na primeira fase da novela, José Inocêncio (Leonardo Vieira, na primeira versão e Humberto Carrão, no remake) chega às roças de cacau da cidade e finca seu facão ao pé de um jequitibá, fazendo uma promessa: não morrer. Com o passar dos anos, José Inocêncio constrói um império do cacau e se torna uma das figuras ilustres do local.

Gabriela

Antes de "Renascer", Ilhéus já tinha sido retratada na primeira versão de "Gabriela", exibida em 1975. Adaptação livre de Walter George Durst do romance "Gabriela, Cravo e Canela" de Jorge Amado, a história se passa em 1925 e conta a história de Gabriela (Sonia Braga), moça livre e impulsiva, que vive uma sensual história de amor com o "turco" Nacib (Armando Bógus), tendo como cenários as paradisíacas paisagens da cidade.
De acordo com o site Memória Globo, uma réplica de Ilhéus foi construída em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, o que exigiu o aterro de uma área de 1.200 m² – mais tarde, encoberta por jardins projetados pelo paisagista Burle Marx –, e a instalação de uma caixa d’água com capacidade de 16 mil litros, além de um transformador de 50kw, para prover iluminação e geração de força para as gravações.

No remake da novela, escrito por Walcyr Carrasco e exibido em 2012, parte da equipe e do elenco, encabeçado por Juliana Paes, viajaram a Ilhéus e Canavieiras. A população local foi convidada para fazer figuração.

Uma cidade cenográfica foi erguida nos Estúdios Globo para retratar Ilhéus da década de 1920, com direito a pracinha, chafariz, igreja e diversas casas e comércios.
Curiosamente, o Bar Vesúvio e o Bataclan, presentes na história de Jorge Amado e também retratados na novela, existem em Ilhéus e são pontos turísticos da cidade.
Porto dos Milagres

A trama central de "Porto dos Milagres" (2001), uma livre adaptação de Aguinaldo Silva para os livros "Mar Morto" e "A Descoberta da América Pelos Turcos", ambos de Jorge Amado, foca no enfrentamento do pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo, ao poder exercido pelo inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes) e sua ambiciosa mulher, Adma (Cassia Kis).
As paisagens de "Porto dos Milagres" foram gravadas nas cidades de Ilhéus, Canavieiras e na Ilha de Comandatuba.
Segundo o site Memória Globo, duas cidades cenográficas foram construídas para a novela: a cidade alta, erguida nos Estúdios Globo, e a cidade baixa, criada na Ilha de Comandatuba, com o cais, o nicho de Iemanjá, uma capela, o mercado municipal e as casas de pescadores. Canavieiras também abrigou construções feitas especialmente para a trama.
Matérias relacionadas
Gravações do remake de 'Renascer' em Ilhéus, no sul da Bahia, seguem até fim de outubro
Humberto Carrão e atores do remake de 'Renascer' curtem noite de Barra Grande, no Sul da Bahia
Marcos Palmeira, Humberto Carrão, Juliana Paes e mais: confira o elenco do remake da novela 'Renascer'
Intérpretes do mesmo personagem, Xamã e Jackson Antunes gravam novela na Bahia
Elenco do remake de 'Renascer' desembarca em Ilhéus; veja quem está na Bahia
* Por N.R. Com informações da TV Globo. Fotos: TV Bahia, Reprodução/Instagram, Globo, Renata Xavier/Globo, Acervo Globo, Globo/CEDOC e TV Globo/ Estevam Avellar.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.