Armandinho Macêdo recebe Honoris Causa pela Ufba e dedica título ao pai, Osmar Macêdo

redacao@aloalobahia.com

Nesta quarta-feira (24), dois dias após seu aniversário de 70 anos, o cantor e compositor Armandinho Macêdo teve sua importância reconhecida para além da convicção popular e unânime quanto ao seu talento: elevado a Doutor, Armandinho recebeu o título Honoris Causa, honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Salão Nobre da Reitoria.

O título foi proposto pelas Escolas de Música, Direito e Faculdade de Medicina, e aprovado pelo Conselho Universitário da Ufba. A distinção de maior importância da universidade é dada apenas às personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao ensino, às letras, às pesquisas ou às artes, fora do ambiente acadêmico.

Armandinho entrou no salão acompanhado dos irmãos Haroldo, Betinho e André Macedo e recebeu pelas mãos do reitor Paulo Cesar Miguez a titulação de doutor. Em seu discurso, começou agradecendo e, em seguida, resgatou o início da sua carreira, sob alegação de que as homenagens estavam o transportando para o princípio de tudo. Imerso nas memórias, lembrou da infância e do transe em que entrava toda vez que ouvia o pai tocando cavaquinho ou tamborim.
 
HrduExt.md.jpg
Em entrevista recente ao Alô Alô Bahia, o músico dedicou o título ao pai. "Fico muito grato e dedico esse título ao meu pai [Osmar Macêdo] porque ele foi o cara que me preparou musicalmente, foi o meu inspirador, quem me deu essa paixão pela música, pelo trio elétrico, por tudo isso que eu venho fazendo na minha vida", disse. (Veja aqui entrevista completa)

Armandinho ainda trouxe na entrevista a lembrança da sua reprovação na Escola de Música da Ufba, na época do vestibular. "Eu sou um músico que não sei música, nunca tive nenhum preparo no campo da teoria musical. Eu inclusive fiz o vestibular da Ufba para Música e perdi, mesmo com três discos já gravados, e passei em Artes Plásticas. Quando que eu ia imaginar que receberia por conta da minha música o título Honoris Causa da instituição que me reprovou no vestibular para o curso de música?".

Diretor da Escola de Música, José Maurício Brandão fez questão de frisar que a reprovação na faculdade não fazia de Armandinho pouco conhecedor da música. “Talvez, a Escola de Música não soubesse o que fazer com você. Talvez, fosse você que tivesse que ensinar à Escola de Música”, disse o diretor da unidade.

Reitor da Ufba, Paulo Cesar Miguez afirmou que o título que a universidade estava concedendo a Armandinho era um reconhecimento ao seu talento. “Esse título celebra a excelência e a trajetória de um grande músico baiano e brasileiro. Ultrapassa a figura de Armandinho, na medida que também é uma homenagem à criação genial de Dodô e Osmar, que é o trio elétrico. Sem Armandinho, que foi um dos grandes continuadores do trio, a Bahia certamente não teria a alegria que tem hoje”.

Leia também: Da reprovação no vestibular de Música ao reconhecimento: Armandinho fala sobre receber Honoris Causa da Ufba aos 70 anos

Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.​

*Com informações da repórter Larissa Almeida/CORREIO.

Fotos: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias