4 Jan 2024
Após liminar, Ednaldo Rodrigues é reconduzido à presidência da CBF

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A decisão ocorreu após manifestações do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, e da Advocacia Geral da União, que declararam apoio ao pedido. A ação foi protocolada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para suspender decisões judiciais que interfiram na autonomia das entidades esportivas - entre elas o afastamento do presidente da CBF.
O entendimento do ministro foi no mesmo sentido das manifestações enviadas a ele pelos dois órgãos, que defenderam que Gilmar concedesse uma liminar para suspender a decisão da Justiça do Rio e restituir o poder na CBF ao cartola.
Na decisão em caráter liminar, Gilmar Mendes, que é relator do caso, ressaltou que via "evidente perigo de dano" e "para evitar prejuízos dessa natureza enquanto esta Suprema Corte se debruça sobre os parâmetros constitucionalmente adequados de legitimidade do Ministério Público na seara desportiva, faz-se necessária a concessão de medida cautelar apta a salvaguardar a atuação – ao que tudo indica constitucional – do ente ministerial, consubstanciada em diversas medidas judiciais e extrajudiciais manejadas em todo o país".
Leia mais:
>>> PGR se manifesta a favor de retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF
>>> Afastado da CBF, baiano Ednaldo Rodrigues determina: 'meu tempo de disputas eleitorais acabou'
>>> Ednaldo Rodrigues é destituído da presidência da CBF pela Justiça
* Por Matheus Simoni. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.