4 Jan 2024
PGR se manifesta a favor de retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
“Ressalte-se, a propósito, que há risco concreto e iminente de recusa da inscrição da Seleção Brasileira de futebol, se assinada pelo interventor, no torneio pré-olímpico a ser realizado ainda neste mês de janeiro na Venezuela, destinado à obtenção de vaga para a participação nas Olimpíadas de Paris 2024”, diz.
Na quarta-feira (3), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou da PGR e do advogado-geral da União manifestações, no prazo de 24 horas, sobre pedido do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para suspender decisões judiciais que interfiram na autonomia das entidades esportivas. O pedido abrange o afastamento do presidente da CBF, é previsto em lei e visa subsidiar o Tribunal na análise do caso.
Nesta semana, a legenda afirmou que o afastamento do presidente e do secretário-geral da confederação pode inviabilizar a inscrição da seleção brasileira no Torneio Pré-Olímpico e, consequentemente, sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Segundo o partido, a FIFA e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) não reconhecem a interferência externa na CBF nem os atos do interventor designado pela Justiça e que o prazo de apresentação da lista de jogadores e do corpo técnico termina na próxima sexta-feira (5). "Com isso, ninguém poderá inscrever a seleção brasileira, que ficará fora do Torneio Pré-Olímpico, caso a situação permaneça", argumenta.
Ao suspender Ednaldo, a Justiça do Rio de Janeiro entendeu que não havia legitimidade do Ministério Público do Rio de Janeiro para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a entidade máxima do futebol brasileiro, inviabilizando a eleição que conduziu o então presidente ao comando do cargo.
* Por Matheus Simoni. Foto: Lesley Ribeiro/CBF.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.