10 Sep 2022
Aeroporto de Congonhas poderá receber mais aviões por hora em março

A ampliação – antes a capacidade era de 41 movimentos por hora – atende uma demanda da aviação executiva, que buscava um espaço exclusivo sem depender da alta demanda da aviação comercial. Com as mudanças, serão 8 por hora os slots reservados para a aviação geral de asa fixa, não afetando a movimentação de helicópteros.
A regulamentação altera ainda a participação de slots que cada companhia pode ter, mudando também os critérios de distribuição para novas entrantes. Com isso, é possível que praticamente todos os slots remanescentes sejam repassados para empresas com pouca participação. Após o anúncio, uma análise do BTG aponta que a Azul tem chance de ampliar sua participação de voos em Congonhas de 7% para 15%.
Segundo especialistas, o aumento de movimentos por hora não representa um risco para a aviação do local, já que o aeroporto chegou a ter 50 pousos e decolagens por hora antes de 2007. Atualmente, o local segue várias normas de segurança, como o EMAS na cabeceira e o asfalto da pista poroso, que escoa o excesso de água por baixo do pavimento, evitando a formação de poças que causam aquaplanagem das aeronaves.
Recentemente arrendado pela AENA, o terminal de Congonhas é sempre apontado entre os mais "perigosos" do mundo.
Foto: Reprodução/Wikipédia. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.