Brasil tem aeroporto em lista dos mais perigosos para pousos do mundo; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

Com casos trágicos no currículo, não é novidade que pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dá certa aflição. Tem quem prefira, sem questionar, pousar direto em Guarulhos, mesmo com a distância do centro da capital paulista. Não à toa, ele é citado entre os aeroportos mais perigosos de pousar do mundo.
 
O terminal tinha um sério problema de drenagem, tão grave que causou um acidente fatal em 2007. A pista foi recapeada para corrigir o problema, mas o pouso ainda é bastante complicado, a poucos quilômetros do centro da cidade. Sua pista única foi inaugurada na década de 1930 e, cercada pela expansão urbana, força um pouso em meio a prédios e telhados.
 
rC3hI1.md.jpg
Além do aeroporto brasileiro, outros são citados na lista, como o da ilha de Santa Helena, no meio do Atlântico, que chegou a ser apelidado de “o aeroporto mais inútil do mundo”, porque a tensão gerada pelos ventos na pista, em meio a pedras, tornava o pouso perigoso. Hoje, só pilotos especialmente treinados podem pousar lá.
 
rC3WmP.md.jpg
A Ilha da Madeira, em Portugal, também tem um dos desembarques mais difíceis, em função da ação dos eventos e da proximidade com terrenos altos, que provoca bastante turbulência antes da aterrissagem. Não bastasse isso, a pista termina na beira de um penhasco, com uma estrada logo abaixo dele.
 
rC3VkB.md.jpg
Em Leh, na Índia, fica o 23º aeroporto mais alto do mundo, a cerca de 3.255 metros acima do nível do mar. Os ventos fortes à tarde impedem que, neste turno, sejam autorizados pousos. Os voos restritos à manhã pousam em meio a montanhas e em uma pista curta.
 
rC3M7V.md.jpg
Um dos mais virais das redes sociais, o aeroporto de São Martinho, no Caribe, tem uma pista que termina em uma praia, com os aviões pousando bem acima dela. Apesar de parecer divertido, em 2017, uma explosão de um motor a jato matou uma mulher que tinha as roupas de banho penduradas na cerca do aeroporto. No caso dele, a decolagem não é menos assustadora, com o avião seguindo direto para uma montanha que se ergue atrás do local.
 
rC3jhF.md.jpg
No aeroporto de Paro, o único internacional do Butão, apenas poucos pilotos são autorizados a pousar e, ainda assim apenas em boas condições de visibilidade, à luz do dia, em função da ausência de radar. A aproximação dos aviões precisa ser manual, entre colinas e sobre casas.
 
rC31rx.md.jpg
Em meio a montanhas, com uma pista curta e que sofre com a tensão dos ventos, Lukla, no Nepal, tem um pouco de tudo. Chegou a ser chamado de aeroporto mais perigoso do mundo, na porta de entrada para o Everest. A pista fica em um penhasco entre as montanhas, caindo direto em um abismo no final. Para desacelerar os aviões, a pista é inclinada para cima, sem espaço para manobras.
 
* Com informações da CNN.
 
Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil (Congonhas), Leon Neal/Getty Images (Santa Helena), Octavio Passos/Getty Images (Ilha da Madeira), Universal Images Group (Índia e Nepal) e EyesWideOpen/Getty Images (Butão). Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias