Salvador sedia degustação exclusiva de Vinhos Verdes em setembro

Salvador sedia degustação exclusiva de Vinhos Verdes em setembro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/Laithwaites

Publicado em 28/08/2024 às 12:12 / Leia em 2 minutos

O Fera Palace Hotel, no Centro Histórico de Salvador, sedia, no próximo dia 26 de setembro, a Grande Degustação de Vinhos Verdes. O evento, das 14h às 19h, é exclusivo para profissionais da área e é promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), entidade responsável pela certificação e promoção da Denominação de Origem Vinho Verde.

Na degustação livre, o público terá a oportunidade de conhecer e provar mais de 100 vinhos de 15 vinícolas: 3 Rostos, Adega de Monção, Adega de Ponte de Lima, Aveleda, Barcos Wines, Carneiro Wines, Encosta do Grandinho, Manuel Costa & Filhos, Quinta d`Amares, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta do Tamariz, Quinta São Gião, Sogrape e Vercoope.

Além dos Vinhos Verdes clássicos, de perfil leve, aromático e com frescor, será ainda apresentada uma grande variedade de novos estilos, mais complexos e estruturados, com capacidade de guarda. Paralelamente, haverá duas degustações comentadas pelos wine educators Alexandre Lalas e Alexandre Takei, incluindo apresentação e prova de uma seleção mais criteriosa de rótulos de Vinho Verde para profissionais convidados, especialmente importadores e sommeliers.

“Sendo o Brasil o terceiro maior mercado para as exportações de Vinhos Verdes, em 2024 a Região Demarcada dos Vinhos Verdes leva um extenso programa de atividades presenciais a diferentes cidades brasileiras. Em junho, realizámos um programa educativo por Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Já em setembro, faremos uma degustação livre com a presença de vinícolas de Vinho Verde em Salvador; e, em São Paulo, uma masterclass premium para sommeliers e imprensa no Consulado de Portugal, além da presença na ProWine São Paulo”, revela Dora Simões, Presidente da CVRVV.

O que são os Vinhos Verdes

Apesar da denominação, os Vinhos Verdes não são verdes. São rótulos produzidos dentro da Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) dos Vinhos Verdes, no norte de Portugal, e podem ser brancos, rosés, tintos e até espumantes. São elaborados ainda dentro da D.O.C. aguardentes vínicas, como a famosa Bagaceira. De maneira geral, são vinhos marcados pela leveza e frescor.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe