05 Jun 2023
Paulo Vieira mostra riquezas de Cachoeira em quadro do Fantástico: ‘aqui que é Wakanda’
O programa ‘Avisa Lá Que Eu Vou’, que vai ao ar no canal fechado GNT às terças, mas, todo domingo, aparece em forma de quadro no ‘Fantástico’, da TV Globo, trouxe o apresentador Paulo Vieira mais uma vez à Bahia, desta vez para mostrar personagens interessantes da histórica e invencível Cachoeira, no Recôncavo. Ele já tinha passado por Maragogipe em abril.
Na nova edição, que mostrou imagens de diversos pontos importantes de Cachoeira, como a centenária Ponte Dom Pedro II e o Rio Paraguaçu, Paulo contou se tratar de uma ocasião bastante especial, como ele explicou numa conversa com três integrantes da Irmandade da Boa Morte, uma confraria religiosa afro-católica formada por mulheres que, durante muitos anos, no período da escravidão, foi responsável pela alforria de inúmeros escravizados.

“Esse programa muitas vezes é uma faculdade e uma volta pra casa. Minha bisa era iá [sacerdotisa de um terreiro de candomblé] e era do Recôncavo, e pra mim não deixa de ser uma volta pra casa essa conversa”, comentou ele, agradecendo bastante às irmãs, que não costumam dar entrevista.
Uma delas explicou o intuito original da instituição, criada por um grupo de mulheres há cerca de dois séculos: “Na época da escravidão, não havia uma morte civilizada, onde você tinha sua identidade, a família podia venerar sua morte e lhe enterrar. Não. Eram jogados numa valeta como indigentes”.

Outro entrevistado, Valmir, reforçou que a Boa Morte é o resultado do primeiro movimento abolicionista feminista da Bahia. “Senhoras que saem da condição de escravizadas, vão ser ganhadeiras e começam a comprar a liberdade das mulheres e dos homens”, reforça.
Dinheiro próprio
Além da Boa Morte, um dos líderes do Quilombo Kaonge, Ananias Nery Viana, também foi um dos destaques da edição ao falar sobre a criação do primeiro banco comunitário de uma comunidade quilombola, com direito a moeda própria.

O nome da moeda, que foi inclusive aprovada pelo Banco Central, é sururu, em homenagem às marisqueiras da região, e que vale somente no território de Cachoeira. “É aqui que é Wakanda [país fictício na África, com tecnologias super-avançadas, presente em histórias da Marvel Comics]”, comentou Paulo Vieira sobre o espírito empreendedor da comunidade, na qual também surgiu a bem-sucedida Festa da Ostra.
Para dar um apoio no marketing do festival gastronômico, Paulo, que contou ser filho de Xangô, ainda inventou e se fantasiou de um mascote em formato de ostra e, no embalo da brincadeira, também distribuiu sua moeda própria, com seu rosto estampado.
O episódio na íntegra de ‘Avisa Lá Que Eu Vou’ vai ao ar nesta terça-feira (6), às 22h45, no GNT, e também estará disponível no Globoplay.
Fotos: Reprodução.Domingo tem @PauloVieiraReal em Cachoeira, na Bahia! Ele conversou com um homem que criou o próprio dinheiro. Como assim, gente?
— Fantástico (@showdavida) June 1, 2023
Saiba mais no próximo episódio do #AvisaLá pic.twitter.com/jMuF25GWZm
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.