26 Jul 2023
Lázaro Ramos lembra convites para papel de porteiro no início da carreira: 'Já adoeci por conta do racismo'
Em entrevista a um podcast, o ator e diretor baiano Lázaro Ramos relembrou os primeiros convites na TV. Mesmo após seu sucesso no cinema em Madame Satã e O Homem Que Copiava, ele revela que era chamado para fazer papéis de porteiro, personagens sem história e outros secundários.Para as atrizes Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, do programa Quem Pode, Pod, Lázaro explicou que não tinha o sonho da Globo, por achar que não havia espaço na empresa para ele. “Gente, como é que encaixa esse rosto aqui?”, fazendo referência ao fato de ser negro, sem a ‘pinta’ do galã "convencional", branco e que predominou por décadas no audiovisual.
“Eu já adoeci por causa do racismo em vários momentos da minha vida, porque viver e pensar nisso não é uma coisa que ninguém escolhe e que vai nos adoecendo, nos deixando em alerta, em sobressalto, preocupados, tristes. Não é uma escolha de ninguém. Tem gente que fica reclamando ‘Ah, Lázaro é cheio de mimimi, só fala disso’, mas não é uma escolha, eu não quero falar sobre isso. Eu queria que a questão estivesse resolvida. Mas, ó, ter o microfone na mão é útil, senão o racismo vai continuar matando a gente”, disse o autor de livros como Na Minha Pele, Caderno Sem Rimas da Maria, Caderno de Rimas do João e Você Não é Invisível.
Ainda por causa de Madame Satã, o ator contou que recebeu propostas internacionais para filmes eróticos e para interpretar bandidos latinos – todos recusados. Mais tarde, houve ainda oportunidade para outros personagens, mas que chegaram em momentos em que ele estava envolvido com trabalhos no Brasil e, por isso, a carreira no exterior não decolou.
O diretor do filme Medida Provisória, que levou ao cinema mais de 500 mil espectadores, comemora agora o lançamento do musical Um Ano Inesquecível - Outono, seu segundo filme, e que é estrelado por Iza, Rael, Gabz e Lulu Santos. A história está disponível no Amazon Prime Video.
Leia também: Lázaro Ramos fala sobre período de separação de Taís Araújo e detalha vida sexual
Publicado por Carolina Cerqueira. Foto: João Vicente/Instagram
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.