02 Abr 2023
Fim das comemorações pelo aniversário de Salvador tem show histórico e queima de fogos na Barra. Veja fotos
O encerramento do Festival da Cidade, evento que desde 15 de março celebra os 474 anos de Salvador, foi marcado por um misto de emoções: euforia, gratidão e saudade foram algumas.As milhares de pessoas que assistiram ao show no Viva Salvador, realizado quase ao lado do Farol da Barra na noite desde domingo (2), tiveram a chance única de ver Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Luedji Luna protagonizarem um encontro inédito e histórico.
“Não tenho palavras para esse momento na minha carreira. Meu coração está em festa. É uma honra imensa dividir o palco com a história da música brasileira. Eu que estou chegando agora, artista da nova geração. É um presente, um endosso. É uma das coisas mais incríveis que me aconteceu nesses poucos anos de carreira”, disse Luedji Luna.
“Temos muitos motivos para comemorar. A cidade, nos últimos anos, se reposicionou no Brasil e no mundo. Salvador voltou a ser uma cidade desejada por todos. E, efetivamente, esse mês de aniversário da cidade foi especial. Concluímos agora com esse grande show, um evento histórico, que une talentos de diferentes gerações da nossa música. Um evento que terá transmissão para todo o país, divulgando a nossa cidade”, declarou o prefeito de Salvador, Bruno Reis.
Cidade celebrada
Para o repertório foram escolhidas músicas que celebram e homenageiam a cidade, que completou 474 anos no último dia 29. Em especial, “São Salvador”, clássico de Dorival Caymmi, gravado em 1975 por Gal Costa, que foi interpretada pelos cantores enquanto imagens de Gal foram exibidas nos 300 m² de LED do palco.
“A gente fez um ‘bem bolado’. Além de ter uma representatividade de cada um, da sua emoção artística, tem uma relação direta desses artistas com seu lugar. As composições, os arranjos, os elementos percussivos. Tudo isso foi utilizado da maneira mais maravilhosa que Salvador nos oferece culturalmente. Foi muito difícil escolher. Em se tratando de repertório, esse time aqui não é brincadeira. Mas a gente fez um compilado de coisas lindas”, disse Ivete sobre o repertório.
Para receber estes grandes nomes da música baiana e brasileira foi montado um palco com 18 metros de largura por 12 metros de altura, instalado próximo ao cartão postal. Uma queima de fogos coloriu o céu da Barra, seguida de um “parabéns pra você” puxado pelo público marcou o fim da apresentação.
Amor por Salvador
“Tem uma palavra, que as vezes é meio complicada de entender pelo dicionário, que é iniciática. Salvador inicia o Brasil de uma certa forma. Inicia o para ele próprio e para o mundo. Enfim, Salvador é nossa capital eterna. Culturalmente, não há dúvidas, é a nossa capital brasileira”, declarou Gil sobre a aniversariante. “A cidade de Salvador é a minha preferida no mundo. Não tenho palavras para festejá-la", completou Caetano.
Veja fotos e confira quem passou por lá:
Fotos: Elias Dantas / Alô Alô Bahia.