Luiz Viana: “O dinheiro da OAB deveria ser aplicado na melhoria dos serviços...”

Uma sociedade igualitária se faz a partir do momento que o conhecimento é disseminado. Isso só é possível através de melhorias que nos estimulem a desenvolver novos hábitos, como votar consciente e assertivamente. Sendo assim, o Alô Alô Bahia, único site social que mergulha em todas as esferas, entrevista, essa semana, o Procurador do Estado Luiz Viana Queiroz, que pleiteia o cargo de Presidente da OAB-BA. Vamos às respostas, que hoje é dia de cultura jurídica, bebê (risos)!

Alô Alô Bahia – Como está a formação da chapa?

 Luiz Viana - A chapa Mais OAB reúne profissionais das diversas áreas do Direito, como: Fabrício Castro, candidato a vice-presidente, bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduadoem Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da UFBA; Fredie Didier, candidato a Conselheiro Federal, é livre docenteem Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa, doutorado em Direito pela Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e mestrado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Fernando Santana, candidato a Conselheiro Federal, é advogado criminal, com ênfaseem Direito Penal Econômico, formado, em 1969, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUBA), onde atua como professor adjunto, lecionando Direito Penal e como coordenador do Curso da Graduação em Direito, no segundo mandato; Maurício Vasconcelos, candidato a Conselheiro Federal, é advogado criminalista, professor de Direito Processual Penal da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), foi conselheiro estadual e é o atual presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas Profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia; André Godinho, candidato a Conselheiro Federal , é graduado pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), tem pós-graduaçõesem Processo Civil pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Direito Eleitoral pela Fundação César Montes/Universidade Maurício de Nassau.

Alô Alô Bahia – Quais motivos lhe impulsionaram a candidatar-se à presidência da OAB – BA?

 Luiz Viana – Eu e toda a chapa Mais OAB queremos poder fazer mais pela Ordem. Queremos uma OAB mais atuante, que lute pelo cumprimento das prerrogativas e pela valorização da advocacia, que tenha voz, combata abusos e a morosidade do judiciário, e que seja referência para o jovem advogado e para a sociedade baiana.

Alô Alô Bahia – Quais lideranças apoiam a sua candidatura?

 Luiz Viana – Nossa Chapa tem recebido apoio de fortes lideranças democráticas da Capital e do interior, mas, sobretudo dos próprios advogados e advogadas que querem mudanças por Mais OAB.

Alô Alô Bahia – Sua candidatura é baseada em quais pilares?

 Luiz Viana – Mais juventude, mais trabalho e mais honorários com melhoria da prestação jurisdicional, mais prerrogativas, mais comunicação, mais transparência e mais democracia.

Alô Alô Bahia – Qual o principal dever da OAB?

 Luiz Viana – Atuar em defesa dos advogados, lutar por um Judiciário melhor e por uma sociedade mais justa.

Alô Alô Bahia – A OAB retém muito dinheiro. Como estes recursos são aplicados e como deveriam ser aplicados?

 Luiz Viana – O dinheiro da OAB deveria ser aplicado na melhoria da prestação dos serviços da OAB para o advogado e não para ficar guardado na Tesouraria.

Alô Alô Bahia – Como analisa a atual gestão?

 Luiz Viana – Durante seis anos, a atuação gestão deu a sua contribuição para a entidade, agora, a Mais OAB quer fazer mais pela Ordem, pelos seus advogados e pela sociedade civil, sendo mais atuante e porta-voz do Direito.

Alô Alô Bahia – A seu ver, o advogado público deve receber honorários de sucumbência?

 Luiz Viana – Sim, o advogado público é advogado e como tal tem direito a honorários de sucumbência.

Alô Alô Bahia – Quem é seu grande referencial no mundo jurídico?

 Luiz Viana – São vários, mas para responder a sua pergunta, cito José Afonso da Silva, de São Paulo, medalha Rui Barbosa do Conselho Federal da OAB, e na Bahia, Fredie Didier.

Alô Alô Bahia – Por que Luiz Viana deve ser eleito como presidente da OAB-BA?

 Luiz Viana - A chapa Mais OAB tem propostas novas, modernas, atualizadas com a nova era tecnológica e da comunicação, e vai valorizar a profissão de advogado e resgatar a importância da Ordem na sociedade.

Foto: Divulgação.

NOTAS RECENTES