21 Apr 2021

Conheça a trajetória de Rojane Fradique: a modelo baiana que hoje influencia outras mulheres

Gabriela Cruz

Gabriela Cruz é jornalista, ilustradora e escreve para o Alô Alô Bahia. 

Conheça a trajetória de Rojane Fradique: a modelo baiana que hoje influencia outras mulheres
Quem viveu a moda baiana há cerca de 18 anos sabe o nome e o sobrenome dela. Rojane Fradique surgiu como um furacão e conquistou suas asas, mesmo com todo o preconceito que sofreu por ser uma mulher preta em uma sociedade preconceituosa. Hoje, aos 34 anos, se tornou um mulherão, em todos os sentidos. Morando atualmente no Rio de Janeiro, a modelo atua ainda como influenciadora digital e produtora. Viciada em artes marciais, também se considera uma atleta.

Depois de uma pausa de nove anos das passarelas e editoriais, Rojane retornou à moda em 2019 através do amigo Abidon Kaifatch e começou a se tornar referência entre mulheres que se identificaram com sua trajetória.  “Recebi inúmeras mensagens de seguidores felizes com o meu retorno e isso me fortaleceu”, diz a influencer, que teve que superar muitas adversidades. “Hoje, tudo que aparece na minha frente como obstáculo sendo mulher preta não me para, porque uma coisa que eu não aceito na minha vida é retroceder”, reforça.

Um dos motivos do seu retorno foi a morte da mãe, que desenvolveu câncer de mama. “Ela sempre me disse que eu precisava voltar. Que eu não era Rojane Fradique, uma modelo, era o orgulho, esperança e força de muitas mulheres pretas que buscam ter o seu espaço reconhecido na sociedade. Decidi então retornar, mas de uma forma diferente”.

Hoje, a baiana ajuda mulheres através do projeto 7 Pilares do Empoderamento Feminino, no qual fala sobre autoaceitação, educação financeira, mindset, atividade física, alimentação e saúde, além de dicas para se tornar influenciador digital.

Rojane integra o time da Squid, agência focada em influenciadores digitais, onde participa do Clube da Influência. “Tenho um canal exclusivo para compartilhar minha história, minhas dicas, mas não quero perder a essência de uma carreira que construí na base de muita luta, que é como modelo”, afirma.
A carreira na moda é administrada pelo booker Alex Oitaven, na Mix Models. “Tive esse maravilhoso convite de retornar a moda sendo agenciada por ele e por uma grande equipe que hoje tenho muito orgulho, carinho e gratidão por respeitarem minha trajetória, não somente como mais uma modelo, mas sim pela representatividade”.

Aos inúmeros papeis que exerce, soma-se ainda o de mãe de um garoto chamado Zion. “Ser mãe de um menino é perfeito, até se fosse menina também! Tenho a total obrigação de contar-lhe os meus erros e meus acertos para que o futuro dele seja diferente. Não temos como prevê, essa e a mais cruel realidade, mas temos como instruir com sabedoria”.
monique
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias