Atração do aniversário de Salvador, Gilberto Gil fala sobre importância da cidade

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Não temos dúvida que será de arrepiar. O show de Ivete com Gilberto Gil, Caetano e Luedji Luna, promete emocionar e marcar os 474 anos de Salvador, no próximo dia 2 de abril, no Farol da Barra. O autor de Toda Menina Baiana e Andar com Fé recebeu o Alô Alô Bahia com exclusividade momentos antes de receber o título de Doutor Honoris Causa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e falou sobre a sua relação com a capital baiana. 
 
Gil é filho de uma professora e de um médico. Sua mãe engravidou na cidade de Ituaçu, no sudoeste da Bahia, mas foi para Salvador ficar perto da família na hora de ter o filho. Assim, Gil nasceu na capital baiana em 1942, mas saiu da cidade ainda bebê. Ele retornou para a terra natal em 1952, aos nove anos de idade, quando foi admitido no Colégio Nossa Senhora da Vitória, da congregação dos irmãos Maristas – local que hoje funciona o IFBA, no bairro do Canela, e onde o artista recebeu, 71 anos depois, o Alô Alô Bahia para a conversa.
HNanvQ2.md.jpg
O artista baiano refletiu sobre as mudanças na cidade durante o tempo: “Muita coisa muda e muita coisa fica. Muita coisa se torna de interesse de preservação, outras não se tornam de interesse de preservação. São, digamos assim, dadas ao progresso para que o progresso faça delas o que quiser. Temos uma cidade de colonização portuguesa. Todo o Centro da cidade de Salvador ele foi, apesar dos pesares, ganhando esse status de importância, de conservação, de patrimônio. Ao mesmo tempo, a cidade se expandiu, se esparramou. Alguns bairros que foram muito importantes nos anos 30 e 40 entraram em uma certa decadência ou se transformaram completamente, caso da região da Barra, do próprio Canela”
 
Durante a conversa, Gil ainda se declarou para a cidade. “O que eu posso desejar para um lugar querido? Que seja bom, que continue bom. Eu quero o bem da cidade de Salvador, eu quero bem a ela”, disse com sorriso no rosto. 
 
Ele ainda falou da importância da capital baiana para o Brasil: “Um lugar importante, influente, como sempre foi, na vida brasileira. Um abrigo importante para essa força miscigenadora que o país tem e que aqui é um polo inaugural disso historicamente”, finalizou. 

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Fotos: Divulgação e Elias Dantas. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias