6 Jan 2015
Antonio Medrado interrompe sua agenda e recebe o Alô Alô Bahia
Alô Alô Bahia - Você nasceu rico? Qual foi seu primeiro emprego?
Antonio Medrado – Digamos que tive o necessário para uma boa educação. Boas escolas, acesso fundamental à cultura, esporte e lazer. O meu pai foi um homem muito progressista para sua época, e conseguiu, com muito trabalho, uma boa consolidação financeira na sua breve vida, cessada por um processo precoce de mal de Alzheimer aos 59 anos. Fomos criados e educados com a extrema realidade da vida, com os pés cravados ao chão, sem ilusões, dando o devido valor a cada conquista.
Comecei muito cedo. Aos 16 anos, tive meu primeiro estágio de trabalho na MRM Construtora, e aos 21, fundei a minha própria empresa.
Alô Alô Bahia - Já passou por grandes problemas? Como superou os fracassos?
Antonio Medrado – Como todo e qualquer empresário no Brasil, problemas não nos faltam. Mas o meu maior desafio foi realmente enfrentar a doença de meu pai, pois era muito jovem e vi a minha vida de cabeça para baixo. De repente virei o arrimo de família, com uma responsabilidade tremenda, sem poder errar. Tudo que fazia, tinha muito peso, pois não podia falhar, não tinha a quem recorrer. E numa área muito perigosa, concorrida, que era a construção civil. Não tinha referências nesse mercado, pois ninguém da minha família era construtor ou coisa parecida. Tive muita sorte no inicio, acho que em função da minha fé. Sou um homem de muita fé. Consegui fazer muitos amigos, parcerias empresarias com as pessoas certas, e sempre muito atento respeitando meus limites e temendo os perigos.
Supero as minhas dificuldades com a fé em Deus, que não me falta um segundo!
Alô Alô Bahia - O crescimento leva você a precisar de mais capital e mais estrutura para suportar as dificuldades do mercado. De que forma lida com isso?
Antonio Medrado – Você cresce e seus riscos aumentam. O que tento fazer, e acho que faço bem, é avaliar com cuidado devido cada negócio. Estude, avalie, planeje, pondere, os riscos de cada negócio. Incorporação é uma atividade muito perigosa, pois envolve quase sempre muito dinheiro. Um erro pode ser fatal. Por tanto não devemos nos envergonhar do medo.
Alô Alô Bahia - Você está caminhando, a largos passos, para se transformar em um dos maiores construtores baianos. Continuará nesse caminho?
Antonio Medrado – Não me preocupo em ser um dos maiores. Penso sempre em tentar ser um dos melhores. Por isso, me preocupo muito com cada etapa que envolve o meu negócio. Respeito muito meu cliente, quero tê-lo por muito tempo. Tento a cada instante, qualificar minha mão de obra, melhorar nossos métodos construtivos, buscar a aplicação de materiais inovadores e realizar belos projetos.
Alô Alô Bahia - Inserir um novo olhar com mais modernidade e menos rigidez em uma área tão sisuda é andar em uma linha tênue. Esse é seu diferencial?
Antonio Medrado – Procuro sim olhar com menos rigidez e com mais modernidade. Acredito em empreendimentos tipo premium, mais exclusivos. Acredito ser uma saída em tempos difíceis, de retração de vendas. Venho apostando nisso e estou satisfeito com os resultados. Mas, apenas isso não resolve. Credibilidade e respeito ao cliente são fatores fundamentais na incorporação.
Alô Alô Bahia - Quais são os projetos da Donna para 2015?
Antonio Medrado – Acabamos de entregar o QUINTA AVENIDA, na Orla e o NOUVEAU, no Horto Florestal. Estamos executando o PANORAMA, 04 suítes na Ladeira da Barra, vamos lançar mais 02 empreendimentos, uma na Graça e um na Barra. Por tanto, para 2015 teremos mais 03 empreendimentos aqui em Salvador, e estamos executando um RETROFIT, em Lisboa, na Avenida da Liberdade.
Alô Alô Bahia - Antonio Medrado é um empresário vaidoso?
Antonio Medrado – Nem um pouco, fui educado de forma simples, realista, e procuro manter-me assim. A vaidade, principalmente no lado empresarial, é suicida!!!
Alô Alô Bahia - Tem uma pesquisa que fala que um bom CEO não pode durar mais de 8 anos no cargo porque ele perde a paciência para certas coisas do cotidiano e acaba não sendo tão eficiente. Onde busca frescor para recomeçar todo o tempo?
Antonio Medrado – A minha atividade é muito dinâmica. A cada empreendimento é como se fosse o primeiro. Ainda não estou sofrendo desse mal, e espero de coração, que custe a chegar.
Alô Alô Bahia - O que é o sucesso?
Antonio Medrado – Trabalhar com o que gosta, conseguir o respeito das pessoas, ter muitos amigos, família ao lado, ter um certo resultado financeiro para poder curtir o que lhe dar prazer, sem esquecer da saúde e da qualidade de vida. Ah, de agradecer também!
Fotos: Reprodução.