29 Sep 2015
A nutricionista Amália Magalhães fala sobre estética x corpo saudável e quebra mitos sobre doces


Em um bate-papo com a nutricionista Amália Magalhães, percebe-se que as pessoas só buscam ajuda de um profissional para cuidar de alimentação saudável, quando a estética começa a incomodar. De acordo com ela, o padrão dos corpos perfeitos, que há na grande mídia, incomoda o indivíduo que a partir de então, busca ajuda. Além disso, ela nos indicou os restaurantes onde pode se comer bem, sem medo da balança e quebrou o mito de que para emagrecer é preciso parar de comer doce. Confiram!
Alô Alô Bahia: Dá para manter uma boa alimentação, sem que haja necessidade de tanto radicalismo?
Amália Magalhães: Claro que sim. As pessoas não precisam deixar de comer tudo o que gostam. Só precisam se alimentar com moderação, praticar atividades físicas e levar a vida de uma forma mais saudável.
Alô Alô Bahia: Quais os alimentos mais saudáveis que podem ser inseridos na nossa rotina?
Amália Magalhães: Frutas, verduras e folhosos verdes escuros (espinafre, chicória, rúcula, agrião, salsa e etc).
Alô Alô Bahia: E quais os piores, que realmente devem ser evitados?
Amália Magalhães: Todos os produtos industrializados, pois têm na sua composição o sódio, além de frituras.
Alô Alô Bahia: Uma boa alimentação interfere em quais aspectos da vida moderna?
Amália Magalhães: Em um mundo onde há esse excesso de informação, que chega com agilidade para as pessoas, é quase impossível que os hábitos e a cultura não sofram mudanças pela globalização. Observamos isso principalmente em alimentos, que tiveram modificações na qualidade, que passaram a ser excessivamente industrializados. Esses e outros fatos afetaram os hábitos. O tempo também ficou muito reduzido, e essa é a maior "desculpa" que as pessoas encontram para não adotar hábitos saudáveis. Com isso, alimentação excessiva, inatividade física, fumo e álcool, tensão emocional e estresse. Mas para uma boa alimentação é preciso disponibilizar o mínimo de tempo e dedicação. Quando se adotam condutas saudáveis, é mais frequente que se tenha critérios alimentares mais bem definidos e, assim, alimenta-se melhor. Portanto, basta se organizar no dia a dia, que praticando uma boa alimentação poderemos evitar o estresse, riscos de doenças crônicas e aumentar a perspectiva de longevidade. Isso significa que a alimentação saudável influenciará a vida moderna de maneira positiva.
Alô Alô Bahia: Homens e mulheres que buscam reeducação alimentar estão focados em saúde ou estética, em sua grande maioria? Porque?
Amália Magalhães: A grande maioria inicia uma reeducação alimentar quando a parte estética começa a incomodar, ou seja, quando não estão satisfeitos com o que estão vendo no espelho. Porque as mulheres e homens absorvem muitas informações vindas de todos os lados. São revistas, jornais, televisão, redes sociais, dentre outras, que mostram corpos lindos e formas perfeitas.
Alô Alô Bahia: Existe dieta sem corte de doces?
Amália Magalhães: Sim. Hoje podemos encontrar várias opções saudáveis para os momentos onde temos o desejo de ingerir um doce. Há chocolates com 80% de cacau, gelatinas sem açúcar, e ainda as frutas que ajudam a saciar a vontade. Além disso, alguns truques da gastronomia funcional que pode auxiliar nessa hora.
Alô Alô Bahia: Indique três restaurantes, onde se consegue comer de forma saudável e saborosa...
Amália Magalhães: Indico o Acqua Café, Jerimum e All Saints Contemporâneo. Todos com cardápios variados e ótimas opções saudáveis.
Fotos: Thiago Peralva.