" A elegância vem de dentro", afirma Juca Lisboa nessa entrevista inédita
* Alô Alô Bahia - Na Bahia ainda existe alta sociedade?
Juca Lisboa - Claro que existe, como em qualquer lugar do mundo. É claro que nos dias atuais tudo se renova, o que é muito saudável. E hoje como ela cresceu muito, também os grupos se dividiram.
* Alô Alô Bahia - Sua residência foi cenário das melhores festas que por aqui já teve. Regina Choucron, dona da lendária boate Régine’s, já esteve presente em uma, assim como Pelé. Quem mais já freqüentou os seus salões e em suas viagens pela Europa e Estados Unidos, quem realmente fechava o comércio?
Juca Lisboa - A minha casa sempre foi aberta para os amigos queridos. De outros estados estiveram o cantor Wilson Simonal, Gisela e Ricardo Amaral (donos do antigo Hipopotamus), Eleonora e Cito Mendes Caldeira (Hoje, Eleonora Rosset) além de políticos da época, Pelé e Regina (essa última passou um natal conosco).
Nas viagens quem realmente fechava o comércio era meu irmão Luis Caetano Muniz Barreto, que andava com o jet set internacional .
* Alô Alô Bahia - Carmem Mayrink Veiga afirmou em uma entrevista que pobre não pode ser elegante. Concorda ou tem outro ponto de vista?
Juca Lisboa - Não concordo. A elegância vem de dentro, é um somatório de vários fatores, como educação, porte, simpatia e respeito. Além disso, hoje existem lojas para todos os gostos e bolso.
* Alô Alô Bahia - A senhora nunca trabalhou. Como fazia para preencher o seu tempo?
Juca Lisboa - Para ser franca meu tempo foi sempre muito curto já que tive cinco filhos, todos muito bem criados, onde sempre dei toda assistência possível, sempre trabalhei com causas filantrópicas. Katucha Barradas (já falecida, irmã de D. Yeda Barradas Carneiro) criou a Ação Fraternal onde um grupo de senhoras da sociedade tomavam conta, Regina Weckerle era a Presidente e eu era Diretora Social, onde arrecadamos e ajudamos várias entidades. Sempre cuidei de estar bem física e mentalmente, e continuo até hoje, fazendo diariamente minha ginástica em julião castello.
* Alô Alô Bahia - Quem atualmente é a mulher mais sofisticada desses trópicos?
Juca Lisboa - Hoje com a globalização e tanta informação, as mulheres baianas são fantásticas, não devendo nada nem nacionalmente nem internacionalmente às outras e, dar nomes seria injusto para aquelas que eu me esquecesse.
* Alô Alô Bahia - Essa mania de entrar na fila para comprar bolsas de griffes é uma febre entre algumas endinheiradas. Mas, tem gente que ruma pedras e diz que bacana que é bacana não faz isso. Qual sua postura referente a essa atitude?
Juca Lisboa - Acho que cada pessoa faz o que quer com seu dinheiro e com a sua vontade . As bolsas de griffes são maravilhosas e clássicas e as menos famosas não deixam de ser também belas, dependendo da escolha de cada uma.
* Alô Alô Bahia - Qual a maior diferença de quem era rico antigamente para quem é rico hoje?
Juca Lisboa - Não existe. Cada rico vive a sua época e circunstâncias e, usufrui o que cada época oferece.
* Alô Alô Bahia - Nunca pensou em morar fora de Salvador?
Juca Lisboa - Nunca. Adoro essa terra, de clima maravilhoso, povo caloroso e alegre . E amo nosso carnaval.
* Alô Alô Bahia - As coisas saíram em sua vida conforme planejadas? Se pudesse o que mudaria?
Juca Lisboa – Nada. Faria tudo da mesma maneira e agradeço a Deus ter sido sempre assim.
* Alô Alô Bahia - Qual a receita perfeita para receber em casa um grupo grande com maestria?
Juca Lisboa - Gostar de receber, saber escolher quem vai organizar a festa, um grupo de convidados heterogêneos e o principal: sentir uma grande alegria de estar recebendo os convidados.
* Alô Alô Bahia - Qual foi a sua viagem mais incrível?
Juca Lisboa - Para mim toda viagem é incrível, é saber aproveitá-la. Não é mistério para ninguém que amo a Disney, pois é um mundo de fantasia. Passei meus 50 anos de casada lá. Foi fantástico.
* Alô Alô Bahia - Já usou muita alta-costura? Quem desfilava com os vestidos mais belos da cidade e qual cena jamais será esquecida de alguém entrando no baile e chamando todas as atenções?
Juca Lisboa - Sim, ainda gosto muito. Sempre adquiro um nas minhas viagens, entre eles, Pucci , Loris Azzaro (que é muito feminino), Valentino, Dior, entre outros . No casamento de todos os meus filhos, meus vestidos sempre foram muito elogiados, não fugindo nunca da cor rosa.
* Alô Alô Bahia - O que Salvador possui hoje de mais rico?
Juca Lisboa - A sua cultura e seu povo.
* Alô Alô Bahia - Se Juca Lisboa pudesse fazer um único pedido, qual seria?
Juca Lisboa - Menos violência numa cidade que era tão pacifica quanto Salvador. E que exista mais harmonia entre os povos.