Máquinas de costura para uso livre, mutirão de conserto de roupas, produção coletiva de bandeira de retalhos, oficinas de carimbo em tecido e de cadernos feitos de materiais recicláveis são algumas das atividades gratuitas que vão rolar no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, neste sábado (20), a partir das 14h. O acesso é livre, mas é necessário fazer inscrição para as oficinas (confira detalhes abaixo).
A programação integra a Semana Fashion Revolution e celebra o Dia das Manualidades na Rua, um evento que acontece simultaneamente em 80 países e que celebra o poder do artesanato e das coisas feitas à mão. Na iniciativa também está prevista a assinatura de uma carta aberta à sociedade e ao poder público.
O Fashion Revolution é um movimento global foi criado em 2013, na Inglaterra, motivado pela tragédia ocorrida na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, que vitimou mais de 1.100 trabalhadoras e trabalhadores da moda. Desde então, a organização defende que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável, atuando por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação.
No Brasil, o movimento existe desde 2014 e vem desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a conexão entre pessoas, iniciativas e organizações do setor.
OFICINAS:
Oficina de Carimbo em Tecido – Confecção de carimbo caseiro para carimbar ecobags que serão distribuídas para os participantes do evento. Ao final da aula, todos terão um carimbo e uma ecobag estampada por eles mesmos.
Facilitadora: Rafaela Couto – mãe de três, costureira, empreendedora e criadora do Ateliê Amarena e da PetPop__.
Link para inscrição
Oficina de Junkie Journal – Produção de um caderno a partir de embalagens de delivery que iriam para o lixo. Além de sair com um caderninho personalizado e cheio de charme, haverá um momento de reflexão sobre a geração de resíduos e formas criativas de reduzir o lixo.
Facilitadora: Gabriela Cruz, jornalista, editora de conteúdo de projetos no Jornal Correio e ilustradora à frente do estúdio De Tudo que Eu Vejo.
Link para inscrição