Gerido pelo Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia oferece exame inédito no SUS para diagnóstico de alterações ósseas

Gerido pelo Einstein, Hospital Ortopédico da Bahia oferece exame inédito no SUS para diagnóstico de alterações ósseas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 25/09/2024 às 11:13 / Leia em 2 minutos

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade gerida pelo Einstein e que possui atendimento 100% público, oferece de forma inédita aos pacientes do Sistema Único de Saúde o exame de escanometria. O procedimento, uma espécie de Raio-X digitalizado, antes disponível na Bahia apenas na rede privada de saúde, realiza medidas do corpo e dos membros do paciente, permitindo avaliar com precisão o crescimento e o desenvolvimento dos ossos, assim como os desvios da coluna vertebral.

A escanometria ajuda a identificar diversos problemas com antecedência, entre eles deformidades e lesões traumáticas, além de contribuir na preparação e acompanhamento de tratamentos cirúrgicos e clínicos envolvendo ossos e articulações. “O exame auxilia a equipe médica a entender melhor as necessidades específicas de cada paciente, contribuindo para um diagnóstico mais preciso e um plano de tratamento mais adequado, como o uso de órteses, por exemplo”, explica Niklas Söderberg, gerente médico do HOB.

O exame é ideal para verificar alterações estruturais nos membros, coluna  e até no alinhamento das pernas e dos braços. O procedimento passou a fazer parte do moderno centro de bioimagem do hospital, ampliando sua capacidade de atendimento. Na unidade, já foram realizados 329 escanometria,  nos quais foram possíveis observar de forma detalhada toda a estrutura óssea dos pacientes, por meio de sensores extremamente precisos, facilitando e acelerando o diagnóstico médico.

Em seis meses de funcionamento, o Hospital Ortopédico da Bahia contabiliza um total de 26.220 exames de imagem e 50 mil atendimentos realizados. A unidade dispõe de 212 leitos e conta com uma moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia