‘Prato Brasil’: chefs baianas disputam autoria do melhor prato do Nordeste em reality

‘Prato Brasil’: chefs baianas disputam autoria do melhor prato do Nordeste em reality

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Reprodução/Sabor&Arte

Publicado em 23/09/2024 às 11:51 / Leia em 3 minutos

As baianas Ana Dantas de Matos, de Ibicoara; e Rosamary Putumuju, de Ipiaú; se juntam à potiguar Nathalia Felix, de Parnamirim na disputa pelo melhor prato do Nordeste, nesta quarta-feira (25), às 22h, na penúltima eliminatória do reality “Prato Brasil”, no canal Sabor & Arte.

Na iniciativa do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, três participantes nordestinas enfrentam o desafio de preparar receitas típicas da região, usando suas habilidades culinárias para agradar aos jurados e tentar chegar à etapa final com as já classificadas das regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste. A última semifinal, com candidatas do Sul, vai ao ar em outubro.

O programa, apresentado por Luly Barbero, tem como especialistas Larissa Januário, do “Jantar O Quê”, do Sabor & Arte; Tavinho Ceschi, do Dia a Dia Rural, da Terraviva; e o chef Paulo Soares, do instituto Le Cordon Bleu.

A ideia da atração é premiar, na grande final, as três melhores colocadas. A vencedora participa de um workshop em Paris, da própria Le Cordon Bleu, enquanto as demais conquistam vaga em cursos de curta duração do instituto em São Paulo.

Conheça as baianas que disputam vaga na final:

Ana Dantas de Matos, de Ibicoara, vive há mais de 20 anos na Chapada Diamantina, onde cultiva café na Fazenda Produtiva. Abandonou o serviço público para se dedicar integralmente à cozinha e, hoje, comanda o Espaço Gourmet da fazenda, onde valoriza a simplicidade e a qualidade dos ingredientes, preparando pratos como o cordeiro ao molho de café e mostarda. Ela também produz licores e geleias.

Ja Rosamary Putumuju, de Ipiaú, viveu grande parte de sua vida em fazendas e aprendeu desde cedo os segredos da produção artesanal de alimentos, incluindo licores, compotas, e conservas, além do cultivo de frutas como pitaia, goiaba, e cacau. Na pandemia, abriu um restaurante, cujos pratos valorizam ingredientes regionais e artesanais: um dos mais pedidos é a “Moqueca da Laurena”. Atualmente, cultiva verduras em sua fazenda e tem uma fábrica de polpa de frutas com produção sustentável, livre de conservantes.

Sabor & Arte

O Sabor & Arte reúne o universo da gastronomia em um só canal, de eventos e cultura a lifestyle, informação e, claro, receitas. O canal pode ser assistido nos serviços das operadoras Claro (561), SKY (495), Vivo (617), Oi (153) e na plataforma de streaming New Brasil Plus.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe