Os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo estiveram, nesta quarta-feira (14), na tradicional Festa da Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece há dois séculos em Cachoeira, no recôncavo baiano. Vestido de branco, o casal acompanhou uma missa durante o segundo dia de celebrações do evento, considerado patrimônio imaterial da Bahia desde 2010. Nesta quinta-feira (15), Taís e Lázaro estarão presentes na procissão.
Ao vivo, eles conversaram com o repórter Kris de Lima, da TV Bahia, durante o Jornal da Manhã, com cinco minutos de atraso após terem perdido a alvorada. “Porque a gente emendou de ontem. São muitas atividades do que fazer… Tudo bem”, respondeu Lázaro Ramos, bem-humorado.
“Coisa mais linda. Ontem foi tão lindo ver as senhoras descerem a ladeira, tão emocionante… Fiquei tão emocionada, olhando para elas. Depois teve a missa e é muito importante estar aqui, para a gente”, elogiou Taís Araújo. O casal deve permanecer na cidade até o fim das comemorações, no sábado (17).
Na sequência, Lázaro revelou que volta a frequentar a festa depois de mais de 20 anos. “Na verdade, eu não venho aqui à festa há mais de 20 anos, e esse retorno aqui é porque esse tipo de manifestação e manutenção da nossa tradição, da valorização da nossa cultura, a gente tem que estar aplaudindo presentes, sempre”, destacou o ator.
A Festa da Nossa Senhora da Boa Morte presta homenagem à Irmandade da Boa Morte, composta por mulheres negras de uma confraria afrocatólica brasileira que, por muitos anos, contribuiu para a libertação de inúmeros negros escravizados.
Realizada todos os anos em agosto, mês dedicado a Nossa Senhora, a festa combina cultura e religião em expressões de fé, respeito e solidariedade, celebrando a luta e a resistência do povo negro. Os festejos atraem turistas do Brasil e do exterior para a cidade a cada ano. Confira a programação completa.