Fiocruz lança pedra fundamental do Memorial da Covid-19

Fiocruz lança pedra fundamental do Memorial da Covid-19

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Fernando Frazão / Agência Brasil

Publicado em 31/07/2024 às 08:26 / Leia em 2 minutos

A Fundação Oswaldo Cruz lança, no próximo dia 6 de agosto, a partir das 10h, a pedra fundamental do “Memorial Covid-19 Fiocruz – Ciência e Saúde”. O objetivo é homenagear as vítimas dos efeitos da crise sanitária, que deixou mais de 700 mil mortos no país, além de promover uma reflexão sobre esse momento histórico. 

A cerimônia marcará o início do projeto do memorial, que será construído em uma área de aproximadamente 2,6 mil metros quadrados, adjacente ao conjunto da portaria da Avenida Brasil, principal ligação da região portuária com as zonas norte e oeste da cidade. A equipe paulista formada por Paulo José Tripoloni, Pablo Mora Paludo, Gabriel Costa Dantas e Fernanda Macedo Haddad foi a vencedora do concurso nacional que selecionou o projeto do memorial.

De acordo com a Fiocruz, a iniciativa cria uma praça protegida na área mais movimentada, a Avenida Brasil, e a entrada principal do campus sede da Fiocruz. A organização dos fluxos pelos acessos e percursos criados direciona o olhar para a natureza existente. As empenas brancas que envolvem o conjunto são como lenços que enxugam as lágrimas. A água que cai como lágrimas, flui em direção aos lagos, simbolizando a transformação e o renascimento. Ao percorrer o memorial, os visitantes são guiados à contemplação e incentivados a continuar por meio da interação lúdica com os espaços naturais.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia