O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) empossou, na tarde da última segunda-feira (29), o desembargador Danilo Costa Luiz como membro titular da Corte Eleitoral, que cumprirá o biênio no cargo até 2026. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), com o comparecimento de autoridades do poder público, colegas da magistratura e familiares.
O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta Neto, conduziu a sessão solene e salientou que a presença do empossado na Corte Eleitoral representa uma renovação dos votos de esperança na juventude, na educação e na lealdade. “Estou certo de que, nesses dois anos, vossa excelência construirá uma trajetória promissora e exemplar, de modo a inspirar os jovens advogados e advogadas. Assim como, exercer seu papel com ainda mais dedicação aos desafios da Justiça Eleitoral”, exaltou o presidente.
Discurso de posse
Depois de empossado, o desembargador Danilo Costa Luiz frisou, em seu discurso, a relevância da Justiça Eleitoral. “Fazer parte desta Corte é uma realização pessoal e profissional, tenho ciência da responsabilidade do cargo que vou exercer e da importância dessa Justiça no compromisso constitucional e democrático com a cidadania brasileira“, pontuou.
O novo membro efetivo falou também dos desafios contemporâneos enfrentados pelo TRE-BA para a realização das eleições e destacou sua trajetória com mais de 15 anos na área jurídica como pilar para a atuação como desembargador eleitoral. “Tenho compromisso com os que confiaram em mim e reafirmo que venho pautando as decisões em valores éticos, transparentes e democráticos. Hoje me sinto preparado para assumir mais esse desafio atuando como membro titular”, enfatizou.
Saudações
Para o Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Samir Cabus Nachef Junior, que participou da solenidade, a posse do desembargador Danilo Costa Luiz como membro efetivo no TRE-BA “traduz o coroamento de uma trajetória exitosa como jurista, alcançando o degrau mais elevado do Poder Judiciário Eleitoral, após um percurso de vasta experiência com os desafios impostos pela advocacia”. Representando a classe dos juristas, o advogado Ademir Ismerim também fez cumprimentos e parabenizou o novo empossado.
Trajetória na Justiça Eleitoral
Danilo Costa Luiz chegou à Corte do TRE-BA em maio de 2023, na classe dos advogados, quando assumiu a vaga de membro substituto. Na ocasião, foi indicado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, e nomeado como membro da Corte Eleitoral pelo Presidente da República, como descreve o art. 120, da Constituição Federal. Atualmente, o desembargador coordena o Núcleo de Cooperação Judiciária Eleitoral da Bahia.