Após 25 anos de casamento com Thiago Lacerda, Vanessa Lóes compartilhou nas redes sociais uma reflexão sobre a forma como homens e mulheres são vistos quando decidem encerrar relacionamentos longos. A atriz publicou trechos de uma poesia de Alexandra Maia que aborda as diferentes expectativas colocadas sobre cada um após uma separação.
Em um dos trechos destacados por Vanessa, a autora questiona a maneira como um homem é tratado quando decide terminar um casamento depois de duas décadas. “Pergunto aos amigos: como é visto o homem que decide se separar depois de duas décadas de casamento? ‘Vai começar de novo’, dizem. Um pedacinho de pão jogando num lago cheio de peixes.” Na sequência, o texto apresenta uma perspectiva diferente para a mulher que toma a mesma decisão: “Já a mulher, a que decide partir depois de vinte anos, que ousa romper uma vida boa e segura, essa escuta em coro: ‘Vai se arrepender, nunca mais vai encontrar alguém. Mais uma palha no palheiro. Eles preferem as mais novas'”.
A separação de Vanessa e Thiago foi revelada pelo próprio ator, que atualmente está no ar em “Por você”, durante o podcast “Conversa vai, conversa vem”, apresentado por Maria Fortuna, no GLOBO. Os dois são pais de Gael, de 18 anos, Cora, de 16, e Pilar, de 12.
Ao falar sobre o fim do casamento, Thiago descreveu o momento como delicado e afirmou que o processo vinha acontecendo havia bastante tempo. “São 25 anos de uma vida compartilhada e, nesse momento, estamos separados, é importante dizer. É um assunto muito íntimo, foi um processo de muito tempo, que me trouxe muita lindeza, mas também me ensinou muita dureza. Tem sido um momento delicado, de muita dor, mas de ensinamento também. É tudo muito recente”, declarou.
O ator também explicou por que o casal demorou a tornar a separação pública. Segundo Thiago, a decisão está relacionada à maneira discreta com que sempre conduziu a própria vida pessoal. “Tenho uma natureza que me impede de ser diferente. Sou mais discreto. Minha profissão, por definição, é exposta, pública. Nunca achei que devesse somar a isso a minha intimidade. Sempre acreditei que era importante proteger algo dessa exposição toda, que é muito violenta”, afirmou. Ele acrescentou que considera importante preservar a intimidade e que sua postura é mais uma característica pessoal do que uma estratégia. “Mas acredito que minha vida pertence a mim e às pessoas que compartilham desse lugar. Entendo que as pessoas tenham curiosidades, aceito essas publicações a respeito da vida das pessoas famosas, mas não contem comigo para alimentar essa coisa”, concluiu.