O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades em áreas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O aviso é válido até as 23h59 desta terça-feira (13) e prevê ventos de até 100 km/h, chuva intensa e possibilidade de queda de granizo.
Segundo o Inmet, são esperados volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. As condições meteorológicas podem provocar cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Entre as áreas afetadas estão regiões do Oeste e Norte de Santa Catarina, a Região Metropolitana de Curitiba, o Oeste e o Sudoeste do Paraná, áreas do litoral sul paulista e o Sudoeste de Mato Grosso do Sul. O alerta também abrange regiões do Rio Grande do Sul.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.