O programa Marias na Construção, da Prefeitura de Salvador, iniciou nesta segunda-feira (21) um novo ciclo de formação profissional com 150 mulheres. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As participantes serão capacitadas nos cursos de Mestre de Obras, Fabricação de Fachadas Verdes Produtivas, Pedreiro Polivalente, Pintor de Obras e Eletricista de Instalações Prediais. A formação é gratuita e voltada para mulheres com mais de 18 anos e ensino médio completo. O programa também oferece transporte às alunas.
As aulas são realizadas nos dois turnos, às 8h30 e às 13h30, no Senai Dendezeiros, na Cidade Baixa.
Criado em 2019, o Marias na Construção já qualificou mais de 3 mil mulheres para atuar no setor da construção civil. Em agosto deste ano, o programa foi renovado com a previsão de abertura de 950 novas vagas e investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão.
Segundo Fernanda Cerqueira, diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, a iniciativa busca ampliar a presença feminina em um setor historicamente ocupado majoritariamente por homens.
“O programa possibilita que as mulheres ocupem espaços que, anteriormente, eram majoritariamente masculinos. A formação tem ainda como objetivo a questão da sustentabilidade, ao ensinar um novo ofício e uma nova fonte de renda, sendo uma iniciativa de empoderamento feminino. Ao sair daqui, elas conquistam sua autonomia financeira e podem buscar ainda um emprego com carteira assinada”, destacou.
Primeira mestre de obras da Bahia
O programa leva o nome de Dona Maria do Amparo, considerada a primeira mestre de obras da Bahia. Com 44 anos de atuação no setor, ela acompanhou o início do novo ciclo de formação e destacou a importância da iniciativa para as mulheres.
“É uma grande alegria ver tantas mulheres participando deste curso, pois é uma formação que as capacita para o mercado de trabalho, mostrando a força feminina de trabalho também neste setor da construção civil. É uma grande vitória para todas nós”, afirmou.
Durante o evento, também foi apresentado o Protagoniza Jovem, programa que oferecerá cursos online para pessoas de 15 a 29 anos. Serão disponibilizadas capacitações de Inspetor de Qualidade e Operador de Empilhadeira, com 364 vagas pelo Senai e outras 165 oportunidades pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).