Morreu hoje, aos 96 anos, a historiadora e crítica de arte Aracy Amaral, uma das principais pesquisadoras do modernismo brasileiro e considerada uma das maiores especialistas na obra de Tarsila do Amaral. O falecimento, cuja causa não foi divulgada, foi anunciada pela família nesta terça-feira (15).
Nascida em São Paulo, em 1930, Aracy construiu uma trajetória de mais de seis décadas dedicada às artes. Formada inicialmente em Jornalismo, tornou-se mestre em Filosofia e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), onde também foi professora. Ao longo da carreira, realizou mais de 50 curadorias e publicou 19 livros.
Um de seus trabalhos mais importantes foi o primeiro levantamento sistemático da produção de Tarsila do Amaral, que deu origem a estudos, exposições e ao livro Tarsila: Sua obra e seu tempo, publicado originalmente em 1975 e considerado referência nos estudos sobre a artista. Décadas depois, Aracy também participou da elaboração do catálogo raisonné da pintora.
Aracy também ocupou posições de destaque em algumas das principais instituições culturais brasileiras. Foi diretora da Pinacoteca de São Paulo, entre 1975 e 1979, e do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), entre 1982 e 1986. Suas pesquisas ainda ampliaram o olhar sobre a arte brasileira ao investigar suas relações com outros países da América Latina.
O velório de Aracy acontece nesta terça, no Cemitério Parque Morumby, em São Paulo. O sepultamento está previsto para as 17h.