Prêmio Sim à Igualdade Racial 2026 destaca força da Bahia entre os finalistas; confira lista

Prêmio Sim à Igualdade Racial 2026 destaca força da Bahia entre os finalistas; confira lista

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 11/05/2026 às 10:40 / Leia em 4 minutos

A edição 2026 do Prêmio Sim à Igualdade Racial volta a reforçar o protagonismo baiano na produção cultural, educacional e empreendedora do país. Promovida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a premiação reconhece iniciativas, artistas, intelectuais e lideranças que atuam na promoção da equidade racial no Brasil. Neste ano, a cerimônia será gravada em 13 de maio, no Rio de Janeiro, com transmissão marcada para 24 de maio no YouTube do ID_BR e exibição na TV Globo após o “Fantástico”.

Com o tema “2026: o ano surreal”, o prêmio aposta no conceito de “Surrealismo Afro-Indígena Brasiliano”, que propõe transformar o que historicamente foi tratado como impossível em ferramenta de transformação social e política. A apresentação ficará por conta de Ícaro Silva, Luana Génot e Tom Mendes.

Entre os destaques ligados à Bahia está o Bando de Teatro Olodum, finalista na categoria Arte em Movimento, do Pilar Cultura. Reconhecido como a companhia negra de maior longevidade do teatro baiano, o grupo foi recentemente declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador e concorre ao lado de nomes como Dalton Paula, DJ Eric Terena, o projeto “O Futuro é Ancestral” e o Zumví Arquivo Afro Fotográfico, nascido nas periferias de Salvador com o objetivo de registrar a cultura, a política e a vida cotidiana da população negra sob uma perspectiva de autoria negra.

A cena cultural baiana também aparece representada, agora no campo da influência digital, pelo comunicador baiano Raoni Oliveira, que está entre os finalistas de Influência e Representatividade Digital. Já no Pilar Educação, a educadora e escritora baiana Bárbara Carine disputa a categoria Intelectualidade. Conhecida por sua atuação em práticas pedagógicas antirracistas e pela popularização da ciência nas redes sociais, Bárbara se consolidou como uma das principais vozes da educação inclusiva no país, à frente da escola Maria Felipa, no Rio e em Salvador.

A Bahia também marca presença no Pilar Empregabilidade com a marca Dendezeiro, criada por Hisan Silva e Pedro Batalha. Finalista em Trajetória Empreendedora, a grife ganhou projeção nacional ao unir streetwear, alfaiataria, identidade afro-brasileira e referências da cultura baiana.

Além dos indicados, artistas baianos também integram a programação musical da premiação. Entre as atrações confirmadas está Melly, que se apresenta junto com artista como Péricles  e Lucy Alves, ampliando a presença da Bahia em uma edição que promete destacar diferentes expressões afro-indígenas do país.

Criado em 2018, o Prêmio Sim à Igualdade Racial se consolidou como uma das principais iniciativas de reconhecimento da pauta racial na América Latina, valorizando trajetórias, projetos e organizações que impactam diretamente a sociedade brasileira. Até mesmo nos bastidores, a Bahia se faz presente. O prêmio tem roteiro do jornalista baiano Dimas Novais, um dos criadores do Negritudes Globo.

Confira todos os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2026:

Pilar Cultura

Arte em Movimento

  • Bando Teatro Olodum
  • Sertão Negro – Dalton Paula
  • DJ Eric Terena
  • Projeto “O Futuro é Ancestral”
  • Souto
  • Zumví Arquivo Afro Fotográfico

Influência e Representatividade Digital

  • Camilla Apresentação – Preta Letrada
  • Cunhaporanga (Maira Gomez)
  • Igão e Mítico – Podpah
  • Raoni Oliveira
  • Xohãhi Pataxó

Raça em Pauta

  • Angu de Grilo
  • Ponte Jornalismo
  • Rádio Nacional dos Povos

Pilar Educação

Educação e Oportunidades

  • Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)
  • Educafro
  • Instituto da Hora

Intelectualidade

  • Bárbara Carine
  • Michel Alcoforado
  • Yamaluí Kuikuro
  • Daniel Munduruku
  • Kátia Schweickardt
  • Tia Surica

Pilar Empregabilidade

Liderança

  • Debora Mattos
  • Fernanda Lopes Larsen
  • Luana Ozemela

Trajetória Empreendedora

  • Hisan Silva e Pedro Batalha | Dendezeiro
  • Takumã Kuikuro
  • Thallita Flor

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia