Negritudes Globo: festival com baiano entre os criadores ganha data para acontecer em Salvador

Negritudes Globo: festival com baiano entre os criadores ganha data para acontecer em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Reprodução/TV Globo | Acervo Pessoal

Publicado em 26/05/2024 às 14:10 / Leia em 4 minutos

Após duas edições de sucesso em São Paulo, em 2022 e 2023, e uma, no último mês de maio, no Rio de Janeiro, o Festival Negritudes Globo chega a Salvador pela primeira vez, em edição, no dia 18 de julho, no Santo Antônio Além do Carmo. O evento que tem a proposta de debater e celebrar narrativas negras no audiovisual, tem, entre seus criadores, curadores e roteiristas, o baiano Dimas Novais.

“A luta antirracista se faz com diálogo, acolhimento e ação. Realizar esses eventos e dar oportunidade de nossa gente negra se ver no palco, nas telas, nos bastidores, é colaborar com novos horizontes de um mundo melhor para todo mundo”, defende Dimas.

Ao Alô Alô Bahia, o jornalista, que está há 9 anos envolvido em projetos na Globo, manteve, por ora, outras informações em segredo. Mas, garantiu, por exemplo, que o evento será aberto ao público e com ingressos gratuitos.

No Rio de Janeiro, há pouco mais de uma semana, o Festival Negritudes reuniu grandes personalidades, como Maju Coutinho, Aline Midlej, Hugo Gloss, a ex-campeã do BBB 20 Thelminha, Sheron Menezzes, Kondzilla, Lázaro Ramos, Taís Araujo, Zezé Motta, Antonio Pitanga e Milton Cunha, em diversos paineis. Após passar pela capital baiana, em julho, o evento ainda deve voltar a São Paulo, entre final de agosto e início de setembro.

Baiano no Rio de Janeiro

Envolvido em grupos de discussões étnico-raciais na emissora carioca, Dimas conta que o Negritudes teve início a partir de uma inquietação de um grupo de criativos. “O autor Paulo Lins (escritor best seller ‘Cidade de Deus’) colocou a pedra fundamental. Ele convocou alguns criadores para pensar pautas antirracistas a serem trabalhadas nos conteúdos da Globo. Dei sorte de ser um deles. Apresentamos as ideias para algumas áreas corporativas e a equipe de Comunicação do Grupo Globo nos abraçou”, conta.

Além do Negritudes, o jornalista baiano é o responsável pelo roteiro do Prêmio Sim À Igualdade Racial, que acontece neste domingo (26), com exibição na TV Globo, logo depois do “Fantástico”. O evento, que será apresentado por Kenya Sade, terá seus melhores momentos apresentados na TV aberta e contará com apresentações de Alcione, Marcelo D2, Xamã, L7, Fat Family, Péricles, Seu Jorge e a baiana Xênia França. Como adiantado pelo Alô Alô Bahia, entre os indicados, estão cinco baianos.

“Além de dar holofote pra pessoas negras e indígenas que estão movimentando a sociedade brasileira na promoção de equidade, o Prêmio Sim quer inspirar através de práticas inovadoras e celebrar nossa gente”, conta Dimas que, além de escrever o roteiro do programa, foi o roteirista final do evento, escrito com Renata Tupinambá.

O autor baiano também faz parte de salas de roteiro de obras de ficção, como pesquisador. Colaborou com as segunda e terceira temporadas da série “Os Outros”, de Lucas Paraízo, e “Mata-Mata”, primeiro projeto de criação do ator Cauã Reymond. Realizou ainda pesquisas de conteúdo para dar base para a autora Rosane Svartman criar tramas das novelas “Vai Na Fé” (2023) e “Bom Sucesso” (2019). “As pessoas não fazem ideia da quantidade de estudos que há por trás de uma série ou novela. A pesquisa gera informações para irmos ao ar o mais próximo da realidade possível, de acordo com o universo de cada projeto”, revela o baiano, formado em jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFBA.

“É sempre incrível ver baianos nas produções em que contribuo. Já trazer nosso Negritudes para casa será um sonho”, celebra Dimas.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe