Festival de Lençóis começa nesta quinta-feira (2) com Liniker, Edson Gomes, Maria Gadú e Jorge Vercillo

Festival de Lençóis começa nesta quinta-feira (2) com Liniker, Edson Gomes, Maria Gadú e Jorge Vercillo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 02/10/2025 às 08:43 / Leia em 3 minutos

A Chapada Diamantina será palco de um dos eventos culturais mais esperados da Bahia. A partir desta quinta-feira (2) até sábado (4), o Festival de Lençóis 2025 ocupa a histórica Praça Horácio de Mattos, sempre a partir das 19h, reunindo artistas nacionais e locais em meio ao cenário único de casarios coloniais e belezas naturais.

Entre as atrações principais, o público poderá assistir a shows de Liniker, Edson Gomes, Banda Oliveira convida Maria Gadú e Jorge Vercillo, Ópera B, Carneirinho, Thathi, Clariana com o projeto Amy ReggaeHouse e Samantha Tosto. A programação gratuita ainda valoriza talentos da região, como a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, Zion, Família Grãos de Luz e Griô, Rivô Trio e Outras Substâncias.

Idealizado e produzido pela Pau Viola Entretenimento, o festival tem como pilares a fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania, associando arte, ecoturismo e turismo cultural.

Além da música, Lençóis, a 430 km de Salvador, atrai turistas brasileiros e estrangeiros pela sua gastronomia diversa, que vai da cozinha baiana e nordestina à internacional, e por seus atrativos naturais, como grutas e cachoeiras. A cidade também fortalece sua vocação cultural com o Museu do Garimpeiro e o recém-inaugurado Museu de Geologia da Chapada Diamantina (@museusincora), espaço moderno que resgata a memória da região.

O evento deve reunir 10 mil pessoas por dia, aquecendo o turismo e a economia local. Só a rede hoteleira, com cerca de 5 mil leitos, atinge ocupação máxima no período. Ao todo, o festival gera aproximadamente 500 empregos diretos e outros 700 indiretos, incluindo a economia informal.

Fiel às suas origens baianas, o Festival de Lençóis também se preocupa em promover um turismo responsável, orientando visitantes a não jogar lixo, não alimentar animais silvestres e evitar fogueiras, reforçando a preservação da fauna e flora da Chapada Diamantina.

Com edições anteriores que já trouxeram nomes como Maria Rita, Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Margareth Menezes, Elza Soares e Vanessa da Mata, o evento se consolidou como referência cultural e ambiental no calendário da Bahia.

O Festival de Lençóis 2025 tem patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Bahiagás e Governo da Bahia, além de apoio da Prefeitura de Lençóis e do Hotel Portal Lençóis.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia