A Bahia se consolidou como líder do turismo internacional no Brasil em 2025. De janeiro a agosto, o Estado já recebeu 58,5 mil turistas argentinos, número que supera todo o fluxo de 2024. O anúncio foi feito pelo diretor de Promoção Internacional da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), Pedro Gramacho, durante a Feira Internacional de Turismo (FIT 2025).
Segundo ele, o crescimento é resultado de uma estratégia integrada de promoção, conectividade aérea ampliada e diversidade de experiências ofertadas ao visitante. “O mercado está aquecido e respondendo às nossas ações de promoção. Além disso, a Bahia hoje é o destino com maior conectividade aérea entre Argentina e Nordeste, com cinco companhias operando voos diretos: Aerolíneas Argentinas, Gol, Latam, Sky e a chegada da Flybondi em dezembro”, afirmou Gramacho, em entrevista ao PANROTAS.
A atuação conjunta com diferentes segmentos do setor também tem sido determinante para o bom desempenho. “A Bahia hoje vem liderando o turismo no Brasil e no Nordeste justamente porque conseguimos ter uma relação saudável com as outras secretarias de Turismo. Conseguimos envolver diversos players, como receptivos e entidades do setor. Essa atuação conjunta é o que faz com que a Bahia esteja na liderança do turismo internacional no País. Além disso, mantemos uma boa relação com a Embratur”, destacou.
No caso do público argentino, Gramacho aponta que o perfil dos visitantes se conecta diretamente com resorts all inclusive do litoral norte, Morro de São Paulo e Porto Seguro, que também conta com voo direto. “O mercado argentino se encanta com o destino Bahia por vários motivos, não só a oferta hoteleira, mas também a diversidade de produtos e segmentos que oferecemos”, explicou.
O diretor destacou que a Bahia vem trabalhando um modelo de promoção integrado, que envolve capacitação de agentes de viagens, presença em eventos internacionais e ações de marketing direto ao consumidor. “Não se trata apenas de eventos de calendário ou capacitação de agentes, mas de uma comunicação de venda 360º, estimulando o trade a estar presente e captar negócios”, afirmou.
Para Gramacho, o momento é resultado de um investimento correto e estratégico do Governo da Bahia. “Temos um investimento correto, estratégico, e os resultados estão vindo de forma assertiva. O turismo é um setor transversal, gera emprego e renda em toda a sociedade e estamos vivendo um momento positivo neste sentido”, completou.
A Setur-BA já trabalha na captação de novos eventos para 2026, incluindo convenções anuais de grandes operadoras. “O caminho é abranger todos os segmentos, dialogar com entidades e players, em prol de um turismo diverso, acolhedor e com uma experiência única proporcionada pelo baiano, que é hospitaleiro e festeiro”, concluiu Gramacho.