A estreia da “Artelligent – Festival Internacional de Arte e Inteligência Artificial”, em cartaz na Caixa Cultural, em Salvador, ganhou destaque nacional ao ser tema de uma matéria especial exibida no Jornal Nacional, da TV Globo.
Inédito no Brasil, o festival tem entrada gratuita e segue até 30 de novembro, reunindo obras interativas de 29 artistas brasileiros e internacionais, todas criadas com o uso de inteligência artificial.
A proposta da mostra é aproximar o público da tecnologia por meio da arte. Em vez de apenas contemplar as criações, os visitantes podem interagir e até interferir nelas com movimentos, sons e deslocamentos no espaço.
Entre os destaques, está uma instalação em que levantar o braço muda as projeções em uma grande tela e outra na qual caminhar sobre o chão gera imagens de corais, cogumelos e fungos, refletindo sobre a relação entre humanos e natureza.
“A IA funciona como um microscópio, para nos mostrar coisas que às vezes não percebemos no dia a dia”, explica Francisco Barreto, curador e diretor do festival.
Serviço
Artelligent – Festival Internacional de Arte e Inteligência Artificial
Até 30 de novembro
Caixa Cultural Salvador
Entrada gratuita