O China Craft Beer, festival chinês dedicado à cerveja artesanal, foi encerrado nesta quinta-feira (17), no Centro Internacional de Exposições de Shangai. Durante o painel sobre cervejarias, competições e as perspectivas para o setor, o Bahia Beer Festival – Alagoinhas, realizado no município localizado na zona turística Caminhos do Sertão, se destacou ao representar o Brasil e a América do Sul.
O embaixador do evento baiano, Develon Rocha, apresentou a experiência da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Alagoinhas, voltada para fortalecer o turismo vinculado à produção cervejeira local. A cidade sediou, em novembro de 2024, o Congresso e o Concurso Internacional de Cervejas do Brasil, que integraram a programação do Bahia Beer. A iniciativa reuniu expositores de 34 países e mais de mil amostras da bebida, despertando o interesse de mercados internacionais, incluindo o asiático.
“O mercado asiático de cervejarias está impressionado com Alagoinhas, cidade que tem um potencial enorme, não só no Nordeste, como no Brasil. Já tínhamos divulgado o Bahia Beer na Coreia do Sul, onde firmamos um termo de cooperação. Aqui em Shangai, também fechamos parcerias. Da China, iremos ao Japão, para outros contatos. A ideia é que os asiáticos aumentem a sua participação no festival baiano, movimentando negócios no turismo”, relatou Develon.
De Salvador, na sede da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o secretário Maurício Bacelar celebrou a visibilidade alcançada pelo estado no evento internacional. “Quando o governo estadual e o município de Alagoinhas se uniram para a criação do Bahia Beer, em 2023, a proposta era que o evento tivesse alcance nacional e internacional, mas não tão rapidamente. Festejamos e estamos motivados para fazer a terceira edição do festival, ainda melhor, com o envolvimento de um número maior de produtores baianos, brasileiros e estrangeiros, que irão injetar recursos na cadeia do turismo da região”.