Que Salvador você vê? Fotógrafos escolhem registros para representar a cidade nos seus 475 anos

É jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @tooonho.

A capital baiana, que, nesta sexta-feira (29), comemora 475 anos de fundação, já foi representada de várias formas e por diversos olhares. Na pintura, no cinema, nas canções, na literatura, em jogos de cartas e até na realidade virtual, são muitos os jeitos de retratar as cores soteropolitanas.

Para celebrar, o Alô Alô Bahia convidou alguns fotógrafos apaixonados pela cidade para escolherem registros especiais e que retratem, em diferentes ângulos, as incontáveis belezas de Salvador.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Shirley Stolze

A fotojornalista Shirley Stolze conhece bem as ruas de Salvador. Tanto por seu trabalho quanto pela paixão por descobrir e registrar histórias, Shirley percorre a cidade com olhos atentos. Ela escolheu uma foto do presente para Iemanjá para retratar a capital.

JjUIsb1.md.jpg

"Nesse aniversário de Salvador, eu só tenho a agradecer: essa cidade me deu régua e compasso. Escolhi essa foto do dia de Iemanjá porque sou muito ligada ao mar e à Rainha das Águas. Nessa foto, estava amanhecendo o dia e o pessoal do Candomblé ainda estava arrumando o presente principal quando fiz o registro, lá no Rio Vermelho. E foi muito emocionante, porque a energia desse lugar realmente não tem quem não sinta, é muito lindo. E essa foto é meu presente para Salvador"

Elias Dantas

O fotógrafo Elias Dantas sabe bem como capturar a alegria soteropolitana. Seja em festas ou nas ruas, Elias consegue enxergar os sorrisos que só Salvador consegue proporcionar. Para representar a cidade, ele escolheu um registro aéreo.

JjUGGcP.md.jpg

"Essa foto representa Salvador não só pela questão da fé em que, independente da crença, todos sempre buscam renovar suas esperanças, buscando sempre forças e situações melhores. Mas também pela presença do mar, ao fundo, por termos esse litoral extenso, onde todo soteropolitano gosta de uma boa e bela praia, então acho que essa imagem define um pouco do muito que é o Salvador"

Amanda Tropicana

Fotógrafa, mãe e filha das águas, como se identifica, Amanda nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, e mudou-se para Bahia, terra natal de seus pais, em 2000. Foi criada em Salvador e desenvolveu uma relação de amor com a cidade, suas festas, movimentos e celebrações. O registro escolhido por Amanda mostra um pôr-do-sol, uma das melhores especialidades soteropolitanas.

JjUeEXt.md.jpg

"A Salvador que eu vejo através da minha lente brilha como o sol. Tem brisa de mar, tem a pele negra e calor dos nossos corações pulsando por este lugar. Escolhi esta imagem, feita num pôr-do-sol de Itapuã porque sinto que ela consegue reunir tudo isso numa imagem. Apesar dos pesares, essa cidade carrega uma força que só estando aqui pra entender como é viver ao redor do mar, com sua gente, cultura, fé e ancestralidade"

Rafael Rodrigues

O fotógrafo e artista audiviosual coleciona diversos registros das emoções encontradas nas ruas da cidade. Desde a alegria do torcedor no estádio à "sofrência" apaixonada de uma foliã no Carnaval, os olhos e a câmera de Rafael são apaixonados por Salvador. Para comemorar o aniversário, Rafão, como é conhecido, escolheu uma foto repleta de memórias afetivas.

JjUSQSa.md.jpg

"Fiz essa foto em Coutos, onde passei minha infância. E acho ela a cara de Salvador: a gente sempre vê esses meninos saltando na água, seja na Barra, na Cidade Baixa, na Gamboa ou no Subúrbio. Qualquer cantinho que tenha praia na cidade, tem menino dando salto. Para mim, essa foto mostra muito do contexto soteropolitano"

Zeza Maria

"Vejo com olhos coloridos" é, talvez, a frase que defina o trabalho da fotógrafa.  A soteropolitana diz que tem uma "enorme paixão correspondida pelas cores", e enxerga - e registra - beleza em tudo que passa por suas lentes. A foto escolhida por ela para parabenizar Salvador é um clássico das festas na cidade.

JjUZwa2.md.jpg

"Essa foto, pra mim, é um teletransporte para a Salvador da irreverência, das expressões que são tão nossas, da vivência das festas de largo. Pode ser numa lavagem do Bonfim, no Carnaval, no Furdunço, no 2 de Fevereiro; pode ser um domingo no Porto ou uma segunda na Boa Viagem. É uma foto a qualquer tempo mas não de qualquer lugar: ela só pode ser em Salvador"

Ivo Tavares

‘Fotógrafo, publicitário e sonhador’, Ivo é especialista em observar com atenção a poesia única das ruas de Salvador. Seus registros mostram as diversas expressões e nuances da energia que só Salvador tem. Com um olhar único, Ivo escolheu uma foto poderosa para representar a capital aniversariante.

JjgJjFn.md.jpg

"Essa foto, eu fiz num dia de jogo do Bahia, ainda posso sentir a sensação ao ouvir os gritos da Fonte Nova ecoarem no Pelourinho que estava, neste dia, atipicamente vazio para um final de tarde. Ao subir a ladeira, este grupo de baianas passou por mim e não tive como deixar de registrar. Realmente, não imaginava que ali faria uma de minhas fotos favoritas, que transmite tanta energia boa e consegue representar a complexidade dessa terra que nos surpreende em cada rua e esquina"

Dan Figliuolo

Com uma habilidade singular para capturar a energia vibrante das ruas por onde passa e das pessoas com quem encontra, Dan, que hoje mora em Berlin, sabe como poucos registrar a grandeza das paisagens que enxerga. Saudoso da capital, escolheu uma foto de um dos mais célebres cartões-postais soteropolitanos para celebrar o aniversário da cidade.

Jjg26pj.md.jpg

"Poucas são as cidades tão belas como Salvador. Ainda mais em um Domingo de Carnaval na Barra. As cores dessa cidade são as mais vívidas, a sua energia é a mais vibrante e o seu povo o mais aguerrido. Como um filho da Capital da Alegria, sei da garra que existe por trás desta festa e de como e por quem toda essa alegria é construída. No aniversário de Salvador, eu só posso desejar que para todos exista o Sol e que seus tambores nunca cessem".

* Foto: Antonio Dilson Neto/Alô Alô Bahia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias