Senai Cimatec será ampliado no Centro Histórico e prevê formar 1,5 mil alunos a partir de 2027

Senai Cimatec será ampliado no Centro Histórico e prevê formar 1,5 mil alunos a partir de 2027

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Igor Santos/ Secom PMS

Publicado em 30/09/2026 às 15:40

O Cimatec Digital e Criativo, localizado na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, terá as instalações ampliadas para aumentar a oferta de formação nas áreas de tecnologia, inovação e economia criativa. A expectativa é capacitar cerca de 1,5 mil alunos a partir de 2027.

O equipamento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, o Sistema Fieb e a Neoenergia Coelba. Inaugurado em janeiro de 2025, o espaço já formou mais de 600 alunos em projetos desenvolvidos em parceria com o município e empresas privadas, incluindo iniciativas nas áreas de audiovisual e inovação.

As novas instalações devem estar totalmente operacionais a partir de dezembro, com início das atividades previsto para o próximo ano. O espaço passará a reunir, no mesmo ambiente, formação profissional, digitalização, automação e desenvolvimento de soluções voltadas à economia criativa.

Entre as áreas contempladas estão audiovisual, games, multimídia, cibersegurança, patrimônio e restauro.

Prefeito Bruno Reis

Durante o anúncio da expansão, o prefeito Bruno Reis destacou a importância de ampliar a atuação do Centro Histórico para além do turismo e afirmou que a região já recebeu mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos municipais.

Para o diretor-geral do Senai-Cimatec, Luis Breda, a expansão acompanha o crescimento da economia criativa e busca conectar a formação de talentos ao desenvolvimento de novos negócios. Segundo ele, a proposta é unir a base cultural do Centro Histórico à tecnologia e ao ecossistema de inovação baiano.

Além da Prefeitura, o Cimatec Digital e Criativo conta com parceiros como Ford, Rede Bahia, Sétima Comunicações e Produções, startup Filhas de Gaia, Neoenergia, Cardano Foundation, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Tech.ID e Associação dos Empreendedores da Rua Chile e Entorno.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia