A trajetória de Gilberto Gil chega aos palcos nesta quinta-feira (20), em São Paulo, com a estreia de “GIL – ANDAR COM FÉ”, primeira biografia musical dedicada à vida e à obra do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura. A superprodução entra em cartaz no Teatro Santander, no Complexo JK Iguatemi, e tem temporada inicialmente prevista até 11 de outubro.
Dirigido por Miguel Falabella e escrito por Newton Moreno, o espetáculo reúne música, teatro, memória e poesia para contar diferentes fases da vida de Gil. Ainda não há previsão de uma temporada em Salvador, segundo a produção.

Foto: Felipe Menezes
A história parte do período do exílio de Gil em Londres, momento decisivo de sua trajetória, e volta a diferentes lembranças de sua vida, desde a formação no sertão de Ituaçu, no interior da Bahia, passando pela efervescência cultural de Salvador e pelos palcos do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A narrativa também resgata episódios marcantes, como o histórico show de despedida “Barra 69”, realizado antes da partida forçada de Gil e Caetano Veloso para o exílio durante a ditadura militar.

Foto: Felipe Menezes
Um dos personagens centrais é Tempo-Rei, figura madura e quase mítica que funciona como guia e consciência de Gil, aproximando diferentes momentos de sua vida e estabelecendo diálogos entre o artista jovem e aquele que ele viria a se tornar.
O musical também reúne personagens importantes da trajetória pessoal e artística de Gil, como Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Luiz Gonzaga, Sandra Gadelha, Flora Gil, Preta Gil, Nana Caymmi, João Gilberto, Chico Buarque, Rita Lee e Os Mutantes, entre outros.
A trilha sonora é formada por algumas das canções mais conhecidas do artista, entre elas “Eu Vim da Bahia”, “Andar com Fé”, “Aquele Abraço”, “Domingo no Parque”, “London, London”, “Tempo-Rei”, “Se Eu Quiser Falar com Deus”, “Drão”, “Vamos Fugir”, “Back in Bahia”, “Palco”, “Realce” e “Toda Menina Baiana”.

Gui Ventura interpreta Gil | Foto: Felipe Menezes
Quem interpreta Gilberto Gil?
O protagonista é Gui Ventura, ator, cantor, músico e compositor mineiro. Ele foi escolhido para interpretar Gil depois de um processo de audições que reuniu mais de 800 candidatos. Antes de ser apresentado ao público, Gui conheceu Gilberto Gil em um encontro promovido por Miguel Falabella. Ao ficar diante do artista que irá representar nos palcos, o ator se emocionou.
“Vivi um misto de emoção e catarse. Eu estava diante não só de um dos grandes mestres da nossa música, mas do artista que tanto me influenciou a ponto de ter sonhado um dia interpretá-lo no cinema. Ele abrandou minha ansiedade e pude sentir a força que tem essa missão”, revela Gui.
Durante o encontro, Gui disse a Gil que vai fazer o melhor que puder. “Faça apenas o que puder, não precisa do melhor”, respondeu o cantor baiano. Os dois ainda encerraram o encontro cantando juntos “A Paz”.

Foto: Felipe Menezes
Quem está no elenco?
O espetáculo reúne 34 artistas. Além de Gui Ventura como Gilberto Gil, Guga Barbosa interpreta Tempo-Rei, personagem que conduz a narrativa e também representa figuras como Luiz Gonzaga e João Gilberto. O elenco, apresentado ao público através de um vídeo, conta ainda com Henrique Zamith como Caetano Veloso e Bel Lima no papel de Flora Gil. Os demais atores se revezam em diversos personagens ao longo da história, que percorre décadas da vida de Gil.
A montagem passa pela infância do artista em Ituaçu, sua formação musical, a Tropicália, a prisão, o exílio em Londres, o retorno ao Brasil e a consagração de uma obra que atravessou gerações.

Foto: Felipe Menezes
Entre as figuras familiares retratadas estão a avó Lydia, o pai José, a mãe Claudina e a irmã Gildina. A dramaturgia também aborda relações importantes da vida de Gil, como Sandra Gadelha, sua primeira esposa e mãe de Preta Gil, e Flora Gil, companheira de sua fase mais recente.
Com direção associada de Bárbara Guerra, direção musical de Thiago Gimenes, coreografia de Leilane Teles e Tiago Dias, cenografia de Natália Lana, figurinos de Marco Pacheco e iluminação de Wagner Pinto, a montagem pretende transformar passagens da vida do artista em cenas embaladas por suas próprias canções.
Os ingressos estão à venda no Sympla.