O Sul do Brasil está sob um alerta de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região pode ser atingida nos próximos dias por um fenômeno meteorológico extremo conhecido como “ciclone bomba”, resultado de um processo rápido e intenso chamado ciclogênese explosiva.
A expectativa do instituto é que o sistema comece a ganhar força a partir das 9h (horário de Brasília) desta quinta-feira (6).
O ciclone extratropical deve se formar em uma área que abrange a Argentina, o Uruguai, a costa sul-brasileira e o Oceano Atlântico, atingindo o pico de sua intensidade no sábado (8). A confirmação oficial de toda essa movimentação deve ser divulgada pelo Inmet nas próximas horas.
Os impactos em solo brasileiro devem ser sentidos logo entre os dias 6 e 8 de agosto. O fenômeno vai impulsionar o avanço de uma frente fria, trazendo risco de chuvas fortes, tempestades com raios e queda de granizo para os estados do Sul.
O mar será a área mais castigada pela ventania. Sobre o Oceano Atlântico, as rajadas podem passar dos 100 km/h nas proximidades do centro do ciclone. Já na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a previsão é de que os ventos superem a marca dos 60 km/h durante a passagem do sistema.