Os fãs do cinema nacional terão uma oportunidade especial de assistir a alguns dos principais filmes brasileiros do ano nas telonas. Nos dias 27 e 28 de julho, a rede UCI Cinemas promove mais uma edição do UCI Day Cinema Brasileiro, com ingressos por R$ 10 para todos os clientes.
A iniciativa celebra o Prêmio Grande Otelo, promovido pela Academia Brasileira de Cinema, e reúne oito longas-metragens finalistas da premiação, oferecendo ao público a chance de conferir — ou rever — produções que se destacaram em diferentes gêneros e regiões do país.
Quais filmes participam do UCI Day Cinema Brasileiro?
A programação reúne oito produções indicadas ao Prêmio Grande Otelo 2026:
- O Agente Secreto
- Manas
- O Último Azul
- Os Enforcados
- (Des)controle
- Sexa
- Uma Mulher Sem Filtro
- C.I.C. – Central de Inteligência Cearense
A cerimônia do Prêmio Grande Otelo 2026, que celebra os 25 anos da premiação, acontece no dia 4 de agosto, com transmissão ao vivo pelo canal da Academia Brasileira de Cinema no YouTube e pelo Canal Brasil.
‘O Agente Secreto’ lidera as indicações
Grande destaque da edição, “O Agente Secreto” recebeu 18 indicações, o maior número entre os concorrentes. O longa disputa, entre outras categorias, Melhor Filme de Ficção, Melhor Direção e diversos prêmios de atuação.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o filme já foi assistido por mais de 2 milhões de espectadores no Brasil e também ganhou projeção internacional ao disputar quatro categorias no Oscar 2026, incluindo a de Melhor Filme.
Ambientada em 1977, a trama acompanha Marcelo, um professor especializado em tecnologia que deixa São Paulo rumo ao Recife para fugir de um passado marcado pela violência.
‘Manas’ e ‘O Último Azul’ também estão entre os favoritos
Outro destaque da programação é “Manas”, de Marianna Brennand, que soma 11 indicações, incluindo Melhor Filme de Ficção e Melhor Direção. O drama acompanha a história de Marcielle, adolescente da Ilha de Marajó, que enfrenta a violência vivida por mulheres de sua comunidade.
Já “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, recebeu 12 indicações. O longa apresenta uma história ambientada em um Brasil distópico, onde idosos são obrigados a deixar suas casas para viver em colônias habitacionais. A protagonista Teresa, interpretada por Denise Weinberg, embarca em uma viagem pelos rios da Amazônia antes de cumprir a determinação do governo.
Comédias e dramas completam a programação
A mostra também reúne produções de diferentes estilos. Entre elas está “Os Enforcados”, de Fernando Coimbra, estrelado por Leandra Leal e Irandhir Santos; “(Des)controle”, protagonizado por Carolina Dieckmann; e três concorrentes ao prêmio de Melhor Comédia.
“Sexa” marca a estreia de Gloria Pires na direção de um longa-metragem e acompanha a história de uma revisora de textos que enfrenta os desafios do envelhecimento.
Em “Uma Mulher Sem Filtro”, Fabiula Nascimento interpreta uma publicitária que, após uma experiência mística, passa a dizer tudo o que pensa, sem medir as consequências.
Fechando a programação, “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense”, dirigido por Halder Gomes, mistura ação e humor ao acompanhar a missão de um agente secreto encarregado de recuperar a fórmula de um projeto ultrassecreto envolvendo Brasil, Paraguai e Argentina.