Pesquisadora baiana lança livro sobre protocolo antirracista nas escolas

Pesquisadora baiana lança livro sobre protocolo antirracista nas escolas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

Divulgação

Publicado em 24/07/2026 às 15:04 / Leia em 2 minutos

A assistente social e pesquisadora baiana Denise Ferreira lança, no próximo 31 de julho, o livro Protocolo Antirracista para Ambientes Educacionais, durante o evento Wakanda das Pretas, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), em Salvador. A obra propõe diretrizes para prevenir, identificar e enfrentar o racismo nas instituições de ensino.

Alinhado à Lei 10.639/03 e à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais (PNEERQ), o livro reúne orientações práticas voltadas a gestores, professores e equipes escolares, abordando desde a identificação de situações de racismo até a construção de respostas institucionais mais efetivas.

“A criação deste livro foi impulsionada pela minha trajetória como pesquisadora das relações étnico-raciais, como mãe de dois filhos pretos e pela inquietação diante do silenciamento das instituições escolares frente às situações de racismo”, afirma Denise Ferreira.

Assistente social do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, Denise é referência em adoção étnico-racial e idealizadora do primeiro curso preparatório sobre o tema no Brasil. O livro também está disponível para compra no site da Nova Praxis Editorial.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Protocolo Antirracista para Ambientes Educacionais”
Autora: Denise Ferreira
Data: 31 de julho
Horário: 15h30
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) – Salvador/BA
Evento: Wakanda das Pretas

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia