Semana dos Museus: “Uma história da arte brasileira” tem programação especial no MAM-BA

Semana dos Museus: “Uma história da arte brasileira” tem programação especial no MAM-BA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Jaime Acioli

Publicado em 21/05/2026 às 08:33 / Leia em 2 minutos

Como parte da programação da Semana dos Museus, a exposição “Uma História da Arte Brasileira” realiza nesta sexta-feira (22), às 15h, no Museu de Arte Moderna da Bahia, o encontro “Perspectivas em Debate”. Com o tema “Museus unindo Mundos Divididos”, o evento terá como convidada a professora Anna Paula da Silva, do departamento de museologia da UFBA, que vai propor uma reflexão crítica sobre como os espaços culturais e a mediação podem atuar como pontes de diálogo em uma sociedade marcada por contrastes sociais. A entrada é gratuita.

Já no sábado (23) e domingo (24), o destaque da programação é um percurso que explora as tensões e contrastes da sociedade brasileira. A partir das obras de Candido Portinari, que evidenciam disparidades sociais, e das provocações de Romagnolo, a atividade propõe um diálogo sobre os abismos e as pontes que constroem a identidade cultural brasileira. No domingo (24), às 15h, a programação especial será encerrada com a contação de histórias, trazendo “A Lenda de Pégasus” para o projeto.

“Uma história da arte brasileira”

Baianos e turistas que visitam a mostra têm acesso a um conjunto de obras que abrange movimentos decisivos da arte no país, do modernismo às produções contemporâneas, reunindo artistas como Adriana Varejão, Anita Malfatti, Beatriz Milhazes, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Sebastião Salgado, Tomie Ohtake, Tunga e Waltercio Caldas. Dois dos mais importantes fotógrafos brasileiros, os baianos Mario Cravo Neto e Evandro Teixeira também fazem parte da exposição inaugurada em março.

“Uma história da arte brasileira” foi concebida para a cúpula do G20, em 2024, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e oferece um panorama plural, articulando continuidades, rupturas, invenções e experimentações que atravessam diferentes gerações, linguagens e contextos históricos. A exposição segue em cartaz no MAM-BA até o dia 28 de junho.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia