Cristiano Ronaldo foi suspenso por 30 dias e multado em 255 euros (cerca de R$ 1.446) pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A punição foi anunciada nesta segunda-feira (19), após o atacante deixar a delegação da seleção portuguesa durante a última Data Fifa.
Em decisão oficial, o Conselho de Disciplina da entidade considerou procedente a acusação contra o jogador por uma infração disciplinar cometida de forma intencional. Além da suspensão, Ronaldo terá de pagar uma multa equivalente a 2,5 unidades de conta, conforme previsto no regulamento disciplinar da federação.
Apesar da sanção, a medida não deve impedir uma eventual participação do atacante nos próximos compromissos de Portugal. A próxima Data Fifa está prevista para novembro, quando a seleção enfrentará o País de Gales, no dia 14, pela Liga das Nações.
Como o período de suspensão começa a ser contado a partir de 30 de setembro, data quando Cristiano Ronaldo deixou a delegação, o jogador poderá estar disponível para a partida, caso receba uma convocação.
Há cerca de duas semanas, Ronaldo publicou um longo texto em que reafirmou sua disposição para defender Portugal. Na mesma manifestação, porém, criticou o técnico Jorge Jesus e afirmou que o treinador havia “quebrado a confiança”.