Filme baiano “O Espaço é o Lugar” estreia em Salvador com sessão gratuita

Filme baiano “O Espaço é o Lugar” estreia em Salvador com sessão gratuita

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia / Kirk Moreno

Gabriela Palha

Publicado em 19/05/2026 às 15:16 / Leia em 2 minutos

O filme baiano O Espaço é o Lugar, dirigido por Roberto Saturnino, terá estreia no próximo dia 29 de maio, na Sala de Cinema Walter da Silveira, em Salvador. A exibição será realizada às 14h, com entrada gratuita e classificação livre. A produção acompanha a trajetória de um menino negro de 10 anos que, após assistir ao filme Black Panther, é transportado para um universo afrofuturista onde passa a se reconhecer como rei e a fortalecer a conexão com sua ancestralidade e identidade.

A partir da perspectiva infantil, o longa utiliza elementos do afrofuturismo para discutir pertencimento, imaginário e representatividade negra no audiovisual. Segundo o diretor, a escolha por contar a história a partir do olhar de uma criança está ligada ao processo de formação da identidade. “A infância é o lugar onde a gente forma nossos sonhos, nossos medos e também nossa identidade. Eu me reconheço muito nesse menino”, afirma Roberto Saturnino. O cineasta também destaca a importância de realizar a estreia gratuita em Salvador. “Quero que as pessoas que se veem nesse filme possam assistir, se reconhecer, sentir que aquele espaço também é delas”, completa.

O filme foi contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura na Bahia, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, executados pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia