Jerônimo Rodrigues apresenta ações da Bahia para transição energética na COP30

Jerônimo Rodrigues apresenta ações da Bahia para transição energética na COP30

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Daniel Senna/GOVBA

Publicado em 11/11/2025 às 09:40 / Leia em 2 minutos

A participação da Bahia na COP30, em Belém, nesta segunda-feira (10), foi marcada pela presença do governador Jerônimo Rodrigues, que apresentou as experiências do estado no incentivo à transição energética e na produção de energia sustentável. Ao lado de representantes dos demais estados do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, Jerônimo destacou a importância de acelerar ações de enfrentamento às mudanças climáticas e defendeu o fortalecimento da proteção à Caatinga.

O governador lembrou que os efeitos de eventos climáticos extremos já são sentidos de forma concreta no país. Ele citou o tornado que atingiu o Paraná e as fortes chuvas registradas recentemente em Vitória da Conquista como exemplos de um cenário cada vez mais frequente. “As consequências têm se intensificado. Esses fenômenos se tornam cada vez mais frequentes, e precisamos agir com maior celeridade para conter esse processo”, afirmou.

Ao ressaltar a atuação conjunta da região Nordeste, Jerônimo reforçou o papel estratégico da conservação do bioma Caatinga e de políticas de adaptação climática. “Viemos discutir transição energética e direito ambiental, mas também fortalecer a pauta da Caatinga, que precisa ser reconhecida e protegida como bioma essencial do nosso país”, completou.

A comitiva baiana também conta com a participação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), que integra diversos painéis ao longo da conferência. Os temas tratados incluem Adaptação Climática e Resiliência Costeira, Monitoramento e Prevenção de Riscos Climáticos e Segurança Hídrica no Nordeste. As discussões têm como foco compartilhar experiências e políticas públicas que promovem convivência e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, principalmente em áreas vulneráveis.

Além disso, a Bahia participa de debates sobre Cidades e Governança Climática, Pagamento por Serviços Ambientais e Regulação Energética Regional, reforçando seu compromisso com uma transição energética justa. Nos painéis sobre Biodiversidade e Governança dos Oceanos, o estado apresentará projetos de conservação costeira e manejo integrado.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia