A vitivinicultura baiana está ganhando destaque internacional com a crescente valorização dos vinhos do Vale do São Francisco, única região tropical do mundo com Indicação Geográfica de Procedência. Entre os protagonistas dessa rota está o município baiano de Casa Nova, que integra o roteiro de duas expedições técnicas com foco em enoturismo e promoção de produtos brasileiros no exterior.
De 23 a 25 de julho, vinícolas, agroindústrias e restaurantes de Casa Nova (BA), Petrolina e Lagoa Grande (PE) recebem uma comitiva de cinco jornalistas estrangeiros especializados em vinhos. A visita faz parte do Projeto Imagem Wines of Brazil, promovido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil. A ação busca fortalecer a presença dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros nos mercados internacionais, setor que bateu recorde de exportações em 2022, com US$ 13,6 milhões em vendas.
Logo depois, entre 25 de julho e 1º de agosto, a Bahia também entra no roteiro da Famtour Experience Brasil, iniciativa da Embratur e Sebrae voltada a agentes de viagens da França. O itinerário termina justamente no Vale do São Francisco, com experiências de enoturismo e enogastronomia nas vinícolas da região. A França foi o sexto maior emissor de turistas para o Brasil em 2024.
Na Bahia, duas vinícolas representam a excelência regional: a Vinum Sancti Benedictus (VSB) e a Terranova, unidade do Grupo Miolo, uma das maiores referências da vitivinicultura nacional. Ambas fazem parte do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF), que reúne nove vinícolas da região e celebra o atual momento de reconhecimento internacional.