O baiano Matheus Vidal estabeleceu um novo recorde mundial na modalidade waterline, prática do slackline realizada sobre superfícies aquáticas. Na terça-feira (28), o atleta percorreu 859 metros de fita sobre as águas do Rio São Francisco, nos cânions de Paulo Afonso, em um trajeto completado em 55 minutos. A marca supera o recorde anterior de 750 metros, alcançado na Itália em 2017.
Conhecido no cenário esportivo como “Mago do Equilíbrio”, Vidal, natural de Itamaraju, celebrou a conquista e destacou o simbolismo de ter realizado o feito em território baiano. “Queria muito trazer este recorde do waterline para o meu estado. E os cânions do Velho Chico foram um cenário incrível para este projeto“, disse o atleta, que já havia quebrado um recorde na Bahia este ano. Em março, na cidade de Itatim, ele percorreu de olhos vendados 1.420 metros, com trechos que chegaram a 150 metros de altura.

Foto: Caio Henrique
Além do novo recorde de waterline, Vidal já acumula outros títulos expressivos. O atleta é três vezes campeão mundial de highline na China (2023, 2024 e 2025) e possui duas medalhas de bronze em mundiais da modalidade. Em julho de 2025, conquistou a prata no mundial de highline na França e venceu uma competição de destaque na Estônia.
A ação que possibilitou o recorde envolveu uma equipe técnica formada por 10 atletas experientes do slackline, incluindo representantes da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal. Dois integrantes da equipe são naturais de Paulo Afonso, reforçando a conexão local com o feito.