Com um 0 a 0 heroico no El Cilindro, em Avellaneda, na noite de quarta (29), o Flamengo garantiu vaga na decisão da Libertadores 2025. O empate, após a vitória por 1 a 0 no Maracanã no jogo de ida, leva o clube à sua quinta final do torneio.
O jogo foi tenso do início ao fim. Apesar da pressão inicial do time argentino, o Rubro-Negro foi superior na etapa inicial, controlando bem o jogo. Mas, aos 10 minutos do 2º tempo, Gonzalo Plata foi expulso e a partida tomou outro rumo.
Aproveitando a vantagem no agredado, Filipe Luís optou por baixar as linhas e armar um forte sistema defensivo. A equipe trancou o meio e adiantou pouco os laterais, priorizando o controle sem bola. O Racing pressionou, mas o goleiro Agustín Rossi apareceu com defesas decisivas e garantiu mais uma final pra equipe carioca.
A decisão da Libertadores acontecerá em 29 de novembro, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. O adversário sairá de Palmeiras x LDU, que duelam nesta quinta (30).
O Flamengo busca um inédito tetracampeonato continental para clubes brasileiros e volta ao palco que iniciou essa nova fase vitoriosa do clube. Foi em Lima, em 2019, que o histórico time de Jorge Jesus conquistou a América ao vencer o River Plate, em uma virada épica nos minutos finais da partida.