O estudante de engenharia agronômica Isaac dos Santos Silva, de 24 anos, registrou o ataque de um jacaré ao tentar se aproximar do bicho que boiava no Rio Araguaia. Ele conta que estava em uma canoa, acompanhado do irmão, pai e tio. Eles pensaram que o animal estivesse morto e foram surpreendidos.
“[Nos] deparamos com o jacaré boiando, imóvel, aparentemente ferido, achávamos que tinha sido morto recentemente. Meu pai encostou do lado para podermos medir ele, quando de repente levamos aquele grande susto”, contou o jovem em entrevista ao g1.
O registro foi feito na divisa entre Tocantins e Pará, no trecho da zona rural entre Pau D’Arco (TO) e Floresta do Araguaia (PA). Assista:
Pescadores encontram jacaré morto no Lago de Itaipu 🐊 pic.twitter.com/uOumFHAmo5
— PÁTRIA MAMADA 🤣 (@_PATRIA_MAMADA) June 2, 2025
No vídeo, o jacaré aparece imóvel enquanto a canoa se aproxima. Um dos homens toca a cauda e, mesmo assim, o animal não se mexe. Somente quando é cutucado com uma vara é que o jacaré tenta morder o objeto.
Passado o susto, Isaac conta que ficou incomodado com a possibilidade de o jacaré estar ferido ou doente. “Levamos um grande susto, mas ficamos incomodados com a situação, aparentemente ele não estava muito bem. Provavelmente ferido ou comeu algo e estava com dificuldade de digerir, pois mesmo depois de incomodarmos, achando que estava morto, ele não conseguiu mergulhar totalmente”, explicou.
O flagrante aconteceu na sexta-feira (30) e, segundo o estudante, o jacaré foi visto por outras pessoas a quilômetros de distância no sábado (31).
“[O jacaré estava] com o mesmo comportamento boiando e quieto. Ou seja, ele desceu com a correnteza e parece não estar muito bem. Achávamos que o olho dele estava ferido. Pode ser uma lesão antiga que sarou, mas como é enorme ficou com aquela aparência esbranquiçada”, contou Isaac.