A Guarda Civil Municipal de Salvador está passando por um novo ciclo de capacitação com foco na excelência do atendimento ao público, incluindo a população LGBTQIAPN+. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), que visa qualificar profissionais que atuam na linha de frente com moradores e turistas na capital baiana.
A aula inaugural foi realizada nesta segunda-feira (2), na sede do Batalhão Especializado em Eventos (Bepe), em Pituaçu, marcando o início de uma série de cursos voltados ao aperfeiçoamento do atendimento ao público, com conteúdos sobre história da Bahia, comunicação, legislação, segurança em pontos turísticos e respeito à diversidade. A capacitação inclui também acesso à plataforma online TurisQualy, que oferece conteúdos gratuitos voltados à qualificação profissional no setor turístico.
“No momento em que o BPTur oferece cursos de capacitação aos seus policiais, está contribuindo também para qualificar o destino Bahia e melhorar serviços prestados aos visitantes. A nossa secretaria, que dispõe de um amplo trabalho de qualificação com diversos parceiros, está aqui para colaborar na formação desses profissionais, para garantir a sensação de segurança aos turistas ”, destacou o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.
O comandante do BPTur, tenente-coronel Wellington Morais, ressaltou o impacto da ação: “Tivemos uma alta temporada muito positiva, de 2024 para 2025, e queremos que a próxima seja ainda melhor. Por isso, abrimos a capacitação para os policiais prestarem um bom acolhimento aos turistas”.
As atividades de capacitação seguem até sexta-feira (6).