Embora tenha nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), também possui cidadania peruana.
O vínculo com o Peru foi destacado por ele próprio em seu primeiro discurso como pontífice, na Praça São Pedro, logo após ser apresentado ao mundo como novo líder da Igreja Católica.
A forte ligação com o país sul-americano teve início em 1985, quando Prevost chegou ao Peru como missionário, apenas três anos após ser ordenado padre.

Foto: Reprodução
Atuando junto a comunidades carentes, especialmente no norte do país, construiu uma trajetória marcada pelo trabalho pastoral e pela aproximação com os fiéis.
Em 2015, o então religioso foi nomeado bispo de Chiclayo, cidade localizada a cerca de 700 km de Lima, capital do país. No mesmo ano, adquiriu formalmente a nacionalidade peruana.
A região e sua comunidade foram lembradas com carinho por Leão XIV logo após sua eleição:
“Se me permitem, uma saudação (…) à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru. De onde uma comunidade de fiéis me acompanhou, compartilhou comigo e me deu tanto para seguir sendo uma Igreja da fé em Jesus Cristo.”