Depois de dominarem os principais eventos brasileiros, os leques coloridos chegaram ao Vaticano. Durante a cobertura do Conclave, realizada na tarde desta quarta-feira (7), dois brasileiros chamaram a atenção em meio à multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, em Roma.
O momento inusitada aconteceu ao vivo durante a transmissão do programa Estúdio I, da GloboNews. Na ocasião, a repórter Bianca Rothier conversava com os presentes quando foi surpreendida por dois homens empolgados, que exibiam seus leques cheios de significados.
“Olha, gente, eu vim preparado para o conclave. Eu trouxe o leque preto para a fumaça preta e o leque branco, que vou fazer assim quando sair esse papa novo”, explicou Luís, um dos brasileiros, arrancando risos da repórter e dos jornalistas no estúdio.
“Maravilhoso”, comentou a jornalista Andréia Sadi. “Ave Maria! Daqui a pouco a Lady Gaga vai aparecer lá”, brincou outro colega, se referindo ao show da diva pop no último final de semana, no Rio de Janeiro.
E esse moço que revelou, durante entrevista à GloboNews, que levou dois leques, das cores preta e branca, para acompanhar o Conclave para decidir o novo papa?pic.twitter.com/MnOTk0D15Z
— Tracklist (@tracklist) May 7, 2025
Queridinho do público LGBTQIA+, os leques coloridos se tornaram símbolo de expressão da comunidade em grandes eventos, como o Carnaval e as micaretas pelo Brasil. No show de Lady Gaga em Copacabana, o acessório foi destaque entre o público, marcando presença em um espetáculo que reuniu mais de 2 milhões.