Às vésperas dos 476 anos de Salvador, comemorados no próximo sábado (29), Isabela Suarez compartilhou com o Alô Alô Bahia um olhar que une afeto, história e pertencimento à cidade. Das saídas de barco com o pai, hoje repetidas com os filhos, aos fins de tarde no terraço do Cine Glauber Rocha, passando por joias pouco conhecidas como a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe e o Palácio da Associação Comercial, ela constrói um roteiro pessoal, atravessado por memórias e pelo amor à capital baiana.
“O Porto da Barra é uma das melhores praias do mundo para banho!”, afirma a advogada, que tem atuação destacada na área ambiental e no setor empresarial. Isabela Suarez é presidente da Fundação Baía Viva, instituição voltada à preservação e revitalização da Baía de Todos-os-Santos, e também vice-presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB). À frente de iniciativas que conciliam desenvolvimento e consciência ecológica, ela tem na relação com o mar — e com a cidade — uma de suas maiores fontes de inspiração.
Alô Alô Bahia – Na sua opinião, qual o restaurante imperdível na cidade para ter uma experiência gastronômica única?
Isabela Suarez – O de Preta na Ilha dos Frades. Além de ser uma amiga, Preta é uma chef que sempre surpreende. Também gosto do Bar Piauí, do restaurante japonês Jhun, do filé do Juarez, do Amado, Soho, enfim…Salvador é muito bem-servida no quesito gastronomia.
Alô Alô Bahia – O melhor lugar para assistir ao pôr do sol?
Isabela Suarez – O terraço do Cine Glauber Rocha, sem dúvida!
Alô Alô Bahia – Qual templo religioso que mais te encanta na cidade?
Isabela Suarez – A Igreja do senhor do Bonfim e a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, ambas por devoção e história de vida.
Alô Alô Bahia – Se você fosse eleger o bairro mais bonito de Salvador, qual seria?
Isabela Suarez – Gosto do Comércio, com prédios que respiram o começo da nossa economia, e do Rio Vermelho, que agrega misticismo com uma vida noturna criativa.
Alô Alô Bahia – Conte uma memória afetiva na cidade: coisas que você fazia quando era criança e faz com a família hoje.
Isabela Suarez – As saídas de barco pela Baía de Todos-os-Santos estão no meu passado e também no presente. Construí memórias afetivas com meu pai (Carlos Suarez) lá e agora estou construindo com meus filhos. É emocionante.
Alô Alô Bahia – Onde passar um domingo perfeito em Salvador?
Isabela Suarez – Gosto de ir para o restaurante Veleiro, no Yacht Clube da Bahia, com minha família encontrar os amigos, mas confesso que com a vida intensa que levo, domingo perfeito mesmo é em casa com a família e a comida do Buffet Mignon.
Alô Alô Bahia – Qual a melhor praia/banho de mar da orla soteropolitana?
Isabela Suarez – O Porto da Barra é uma das melhores praias do mundo para banho! A praia de ponta de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (além de linda, tem a melhor gestão ambiental do Estado).
Alô Alô Bahia – E um lugar que não é muito famoso (ou turístico), mas que vale a visita?
Isabela Suarez – Sem dúvida, o Palácio da Associação Comercial da Bahia, um dos mais antigos das Américas.
Alô Alô Bahia – Qual é o seu acarajé preferido de Salvador?
Isabela Suarez – É até injusto escolher um só, mas tô sempre batendo ponto no Acarajé da Regina, que é pertinho da minha casa.
Alô Alô Bahia – Por último: uma dica para quem nunca curtiu uns dias em Salvador
Isabela Suarez – Além de curtir as nossas praias é preciso visitar locais históricos e conhecer a história de Salvador, onde nasceu o Brasil. Uma boa pedida é o Palacete Tira-Chapéu, que foi completamente restaurado e hoje é um centro gastronômico incrível.